Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações a segui...
( ) Poderíamos unir as duas frases das linhas 32 e 34 com o nexo mas, mantendo o sentido original do trecho. ( ) Poderíamos unir as duas frases das linhas 35 a 36 com o nexo se, mantendo o sentido original do trecho. ( ) Poderíamos unir as duas frases das linhas 37 a 38 com o nexo já que, mantendo o sentido original do trecho.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (16)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
(F) Poderíamos unir as duas frases das linhas 32 e 34 com o nexo mas, mantendo o sentido original do trecho. → Ela passou-lhe o cesto, que Haubert ergueu como se fosse uma pluma, levando-o aos ombros largos.(MAS) Seguiram caminhando lado a lado. → ficaria sem sentindo, sabendo que o "mas" solto é uma conjunção coordenativa adversativa, não temos ideia de adversidade no trecho, e sim uma ideia de continuidade.
(F) Poderíamos unir as duas frases das linhas 35 a 36 com o nexo se, mantendo o sentido original do trecho. → – Como é que você aguenta tanto serviço? (SE) Você precisa de uma ajudante. → não há uma semântica de condição, logo o "se" ficaria solto, fora do contexto.
(V) Poderíamos unir as duas frases das linhas 37 a 38 com o nexo já que, mantendo o sentido original do trecho → – Estou acostumada. (JÁ QUE) Sempre fiz todo o trabalho de casa o sentido ficaria perfeito, → temos, em destaque uma conjunção subordinativa causal (a causa que faz com que ela esteja acostumada é o fato de fazer isso sempre).
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
GABARITO: LETRA C.
F. F, V.
I - o uso do ''mas'' não seria apropriado, caso fosse pertinente adicionar uma conjunção poderia ser o ''e'' pois verifica-se no trecho uma ideia de continuidade da ação.
II - o uso do ''se'' seria inapropriado, pois percebe-se que não há ideia de condição
III - o uso do ''já que'' é ápropriado, tendo em vista da ideia de causa!
Foi estranho essas alterações, pois no caso do "mas", ela também tem valor aditivo em algumas situação
Valor aditivo é o "MAIS"; os cariocas, por exemplo, têm dificuldade em diferenciar os dois (mas e mais), pois pronunciam do mesmo jeito ambos, e aí a fonética se confunde com a função da gramática. O "MAS" pode ter o sentido de "porém", adverso, quase que o contrário de adição ou continuidade. Ficaria completamente sem sentido a frase.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo