A nova administração pública prioriza a ênfase nas habilidad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q288179 Administração Pública
Em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, teve início a
implantação da administração burocrática no Brasil. No que
concerne à evolução, ao funcionamento e à estrutura organizacional
da administração pública no Brasil, julgue os itens que se seguem.
A nova administração pública prioriza a ênfase nas habilidades gerenciais em detrimento do processo de elaboração de políticas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão CERTA.

O gerencialismo é uma técnica de instrumentalização e operacionalização das políticas públicas previamente desenvolvidas e aceitas pela organização. É, portanto, meio de implementação. 
 Dentro desse conceito, a administração gerencial caracteriza-se  pela existência de formas modernas de gestão pública, modificando os critérios de aplicação do controle dos serviços públicos, as relações estabelecidas entre o Poder Público e seus servidores e alterando, também, a própria atuação da administração, que passa a enfatizar a eficiência, a qualidade e a efetiva concretização do regime democrático, mediante a participação mais intensa dos cidadãos.

Em administração elaboração de políticas define as normas criadas em uma empresa para que ela possa funcionar, a administração burocrática é centrada em políticas de controle, já a administração gerencial é centrada em resultados.
Gerenciar é organizar a forma pela qual se ordenam, distribuem-se e se executam os trabalhos de um grupo constituído para um determinado fim - mas, sobretudo, enfrentar e solucionar os empecilhos, que impedem ou desviam a  atividade da prossecução de seus objetivos.
A tarefa gerencial - ou administrativa - consiste em bem compreender os objetivos visados pela organização, e, instrumentando=se num adequado planejamento, numa organização bem estruturada, imprimir uma direção coerente, e um vigilante controle, para que o somatório dos esforços consagre a consecução daqueles propósitos.
Em síntese, a Administração Pública Gerencial tem por foco os fins e não os meios, como prioridade, que ocorriam no caso da Burocracia.
Acho questionável. 

Como se forma um Estado gerencial deixando de lado o processo de elaboração de políticas? 

O Estado deve aprimorar, sim, o processo de elaboração de políticas...

Concordo com o Arthur. Sabemos que a Administração Gerencial prima, entre outros, por resultados, pela excelência na gestão pública, pela eficiência nos serviços prestados aos clientes-cidadãos e pelo advento das agências reguladoras, cujo objetivo é controlar as atividades executadas por diversas organizações que atuam no domínio econômico e que buscam o lucro (telefonia, aviação civil, energia elétrica, combustíveis, vigilância sanitária, transportes, entre outros) a fim de assegurar a prestação desses serviços com qualidade em favor da população. Entretanto, a questão asserta que a nova administração pública "prioriza a ênfase nas habilidades gerenciais em detrimento do processo de elaboração de políticas", como se a administração estivesse substituindo a "elaboração de políticas" pela "ênfase nas habilidades gerenciais", o que não é verdade, vez que a "elaboração de políticas" serão sempre elaboradas pelo governo e pela administração pública, ainda que já estejamos inseridos no Estado Gerencial. 
Quem quiser me corrigir, fique à vontade. Estamos aqui para aprender mesmo.
Valeu! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo