O Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA, 2013) juntamente co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C: "a acumulação, por uma pessoa, de várias marcas de subordinação, leva à deteriorização da forma de sua inclusão social."
O conceito de interseccionalidade é crucial para entender como diferentes formas de discriminação e subordinação se acumulam e interagem, impactando a vida dos indivíduos de maneira complexa. Esse termo foi introduzido para capturar a ideia de que a experiência de opressão não é apenas a soma de diversas formas de discriminação, como raça, gênero, classe, mas sim como elas se interseccionam de maneira única na vivência de cada pessoa.
Vamos analisar as alternativas:
A - "o conceito de interseccionalidade nos permite entender por que mulheres brancas e negras ou homens brancos e negros, vivenciam da mesma forma situações de exclusão e opressão."
Esta alternativa está incorreta porque a interseccionalidade justamente não afirma que todos vivenciam opressão da mesma forma. Pelo contrário, ela destaca que as experiências de exclusão e opressão são diferentes e dependem da combinação de fatores sociais como raça, gênero, e classe.
B - "todas as mulheres negras estão sujeitas, em seu cotidiano, ao impacto de um único processo de exclusão."
Esta afirmação é incorreta porque contraria a essência da interseccionalidade, que reconhece a multiplicidade de processos de exclusão que podem afetar as mulheres negras de maneiras diferentes, dependendo de outros fatores, como classe social e orientação sexual.
C - "a acumulação, por uma pessoa, de várias marcas de subordinação, leva à deteriorização da forma de sua inclusão social."
Esta é a afirmação correta. O conceito de interseccionalidade destaca como a sobreposição de diferentes formas de discriminação pode agravar a exclusão social dos indivíduos, deteriorando sua capacidade de se incluírem socialmente.
D - "as desigualdades básicas que estruturam as posições relativas de mulheres, raças, etnias e classes independem dos sistemas discriminatórios existentes."
Esta alternativa é incorreta porque ignora que as desigualdades são frequentemente moldadas e sustentadas pelos sistemas discriminatórios, que interagem entre si.
E - "um conjunto múltiplo de discriminações e exclusões não interfere na posição social e nas possibilidades de inserção social de grupos específicos."
Esta afirmação está equivocada, pois a interseccionalidade precisamente enfatiza que múltiplas discriminações impactam significativamente a posição e as oportunidades sociais dos grupos oprimidos, muitas vezes dificultando sua inserção social.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor o conceito de interseccionalidade e como ele se aplica na análise de questões sociais complexas. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
todas as mulheres negras estão sujeitas, em seu cotidiano, ao impacto de um único processo de exclusão.
creio que o erro dessa questao é falar de um único processo de exclusão, tendo em vista que só por ser mulher já existe 1, por ser negra mais 1, ainda podemos ter os de religiao, sexualidade e por aí vai.
a interseccionalidade é a interação ou sobreposição de fatores que irão definir a identidade de uma pessoa e sua forma de viver em sociedade. POr exemplo, quando falamos de mulheres negras, temos 2 formas de barreira/exclusão/dificuldade ai: uma por ser mulher e outra por ser negra. Por isso que a C está correta, porque várias formas de subordinação da identidade, leva a a sua exclusão social.
Igualar o conceito de sobreposição de preconceitos/vulnerabilidades com "Marcas de subordinação" me doeu o coração. Provavelmente tiraram a frase direto do dossiê, o que torna a pessoa que o escreveu infeliz na escolha das palavras, sinceramente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo