As transformações do mundo contemporâneo apontam para a exi...
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a A - Transformação da língua inglesa em língua franca.
No contexto das globalizações, segundo a perspectiva de Santos (2009), o conceito de localismo globalizado refere-se a fenômenos locais que, por meio de processos de globalização, adquirem uma relevância ou presença global. A transformação da língua inglesa em uma língua franca é um exemplo claro disso. A língua inglesa, originariamente local, expandiu-se ao longo do tempo, especialmente através do colonialismo e da hegemonia econômica e cultural dos países de língua inglesa, tornando-se um meio de comunicação internacional. Isso representa um localismo (a língua inglesa) que foi globalizado.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas são incorretas:
B - Destruição dos recursos naturais para pagamento da dívida externa: Esta opção ilustra um tipo de globalização mais relacionado à exploração e à imposição de políticas econômicas globais sobre países locais, mas não um localismo que se tornado globalizado.
C - Diálogos e articulações Sul-Sul: Esta alternativa se refere a uma cooperação entre países do hemisfério sul que buscam fortalecer suas relações independentes das potências do norte. Trata-se de uma forma de resistência ou alternativa à globalização hegemônica, não de localismo globalizado.
D - Proteção da camada de ozônio: Essa é uma iniciativa global para resolver um problema ambiental mundial. Embora envolva cooperação internacional, não se trata da globalização de um fenômeno local.
E - Redes transnacionais de lutas ecológicas: Estas redes são exemplos de movimentos sociais que ultrapassam fronteiras nacionais, mas novamente, não representam um localismo que foi globalizado.
Em resumo, ao pensar em localismo globalizado, buscamos fenômenos locais que, por diversos motivos, adquirem uma dimensão global, como é o caso da língua inglesa se tornando uma língua franca.
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Comentários
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usando apenas o raciocínio lógico:
b) errado
c) errado
d) e e) refere-se a mesma coisa
a correta só pode ser a alternativa A
A primeira forma de globalização é o localismo globalizado. Consiste no processo pelo qual determinado fenómeno local é globalizado com sucesso, seja a actividade mundial das multinacionais, a transformação da língua inglesa em lingua franca, a globalização do fast food americano ou da sua música popular, ou a adopção mundial das mesmas leis de propriedade intelectual, de patentes ou de telecomunicações promovida agressivamente pelos EUA. Neste modo de produção de globalização o que se globaliza é o vencedor de uma luta pela apropriação ou valorização de recursos ou pelo reconhecimento da diferença.
À segunda forma de globalização chamo globalismo localizado. Consiste no impacto específico nas condições locais produzido pelas práticas e imperativos transnacionais que decorrem dos localismos globalizados. Para responder a esses imperativos transnacionais, as condições locais são desintegradas, desestruturadas e, eventualmente, reestruturadas sob a forma de inclusão subalterna.
Cosmopolitismo trata da organização transnacional da resistência de Estados-nação, regiões, classes ou grupos sociais vitimizados pelas trocas desiguais de que se alimentam os localismos globalizados e os globalismos localizados, usando em seu benefício as possibilidades de interacção transnacional criadas pelo sistema mundial em transição, incluindo as que decorrem da revolução nas tecnologias de informação e de comunicação. A resistência consiste em transformar trocas desiguais em trocas de autoridade partilhada, e traduz-se em lutas contra a exclusão, a inclusão subalterna, a dependência, a desintegração, a despromoção.
O segundo modo de produção de globalização em que se organiza a resistência aos localismos globalizados e aos globalismos localizados, é o que eu designo, recorrendo ao direito internacional, o património comum da humanidade. Trata-se de lutas transnacionais pela protecção e desmercadorização de recursos, entidades, artefactos, ambientes considerados essenciais para a sobrevivência digna da humanidade e cuja sustentabilidade só pode ser garantida à escala planetária. Pertencem ao património comum da humanidade, em geral, as lutas ambientais, as lutas pela preservação da Amazónia, da Antártida, da biodiversidade ou dos fundos marinhos e ainda as lutas pela preservação do espaço exterior, da lua e de outros planetas concebidos também como património comum da humanidade. Todas estas lutas se referem a recursos que, pela sua natureza, têm de ser geridos por outra lógica que não a das trocas desiguais, por fideicomissos da comunidade internacional em nome das gerações presentes e futuras.
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