Questões de Concurso

Foram encontradas 842 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2543657 Psicologia
No livro “Psicologia Social: Temas e Teorias” (Camino; Torres, 2023), no capítulo sobre preconceito, os autores trazem um glossário com algumas definições. São elas, EXCETO:
Alternativas
Q2543643 Psicologia
No livro “Psicologia Social - o homem em movimento”, parte 2, Lane (1985) as categorias fundamentais da psicologia social são, EXCETO:
Alternativas
Q2537975 Psicologia
Povos tradicionais são definidos e se reconhecem como grupos culturalmente diferenciados que se organizam socialmente de maneira própria. Em relação à atuação do Psicólogo com Povos Tradicionais: “Com o objetivo de uma atuação sensível e _________ junto às comunidades tradicionais, as(os) psicólogas(os) devem deslocar seu fazer enraizado em uma racionalidade instrumental tecnicista _____________, para ações que vislumbram as experiências coletivas e as singularidades de saberes que se expressam no cotidiano destas comunidades. Para tal atuação, as(os) psicólogas(os) devem reconhecer as limitações da Psicologia diante da diversidade de conhecimentos e modos de compreensão do mundo presentes nas comunidades tradicionais; e sobre elas promover alianças capazes de inventar fazeres que são produzidos a partir das _____________ com e nas comunidades” (CRP, 2019).


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2537971 Psicologia
As práticas de intervenção na psicologia educacional levam em consideração o desenvolvimento histórico do conhecimento acerca dos processos de ensino e aprendizagem, que perpassam desde concepções higienistas até aquelas que as consideram uma síntese de determinações pedagógicas, institucionais, políticas, culturais e econômicas. Dessa forma, o contexto social e histórico em que se produz o processo de escolarização precisa estar no foco da análise das práticas escolares. São práticas atribuídas ao psicólogo educacional, EXCETO:
Alternativas
Q2537968 Psicologia
A LGBTQIA+fobia, tal qual outras formas de preconceito – xenofobia, racismo, antissemitismo –, é uma manifestação arbitrária de designar o outro como seu “oposto”. Contrário à norma, inferior ou anormal. Desse modo, o sofrimento psíquico não é fruto das orientações sexuais ou das identidades de gênero em si, mas sim da LGBTQIA+fobia estrutural que as qualificam como expressões anormais ou patológicas (CRP, 2023). Nesse contexto, analise as assertivas abaixo acerca da atuação do psicólogo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Acolher o sofrimento psíquico desses indivíduos, entendendo que este decorre da não aceitação social de suas orientações sexuais e/ou identidades de gênero.

( ) Considerar o sofrimento psíquico como advindo somente da subjetividade do sujeito, excluindo o contexto histórico social e ambiental ao qual está inserido.

( ) Olhar para o indivíduo como um ser inserido em um contexto histórico social, influenciado por fatores ambientais e socioculturais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: A