O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686679 Arquivologia
O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico. Dele, extraem-se os seguintes conceitos para a palavra “arquivo”: conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, uma pessoa ou uma família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte; instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso aos documentos; instalações onde funcionam arquivos; e móvel destinado à guarda de documentos.
O conjunto de documentos preservados, em caráter definitivo, em função de seu valor recebe a denominação de arquivo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os documentos arquivísticos são sistematizados a partir do ciclo vital dos documentos: arquivos corrente, intermediário e permanente. 

Os documentos que acabaram de ser produzidos/recebidos como objetivo de desenvolver atividades da instituição são chamados de correntes. Após cumprirem as funções pelas quais foram criados no arquivo corrente, esses documentos serão eliminados diretamente do arquivo corrente, transferidos para o arquivo intermediário ou recolhidos para o arquivo permanente.

Se forem transferidos para o arquivo intermediário, quer dizer que eles ainda estarão servindo à administração. Apesar de já terem cumprido suas funções, pode ser que sejam úteis para outras demandas.

Se forem recolhidos para o arquivo permanente, quer dizer que mesmo após terem cumprido suas funções, eles continuarão servindo à administração. Entretanto, serão úteis a partir de motivos diferentes dos iniciais. Inicialmente, esses documentos foram criados para servir à administração por meio de suas características administrativas, fiscais e legais (valor primário). Entretanto, após o recolhimento, os documentos servirão porque possuem características históricas, culturais, probatórias ou informativas (valor secundário). Esses documentos nunca serão eliminados, serão guardados em caráter definitivo, como afirma a questão.

a) documentos correntes possuem valor primário. Somente documentos de valor secundário serão preservados indefinidamente. Errada. 

b) Arquivo de segurança são cópias de documentos que ficam armazenados em um outro local com o intuito de garantir sua integridade. Errada. 

c) Arquivo especializado é aquele conjunto documental que trata de um assunto específico. Errada. 

d) Exatamente. Os arquivos permanentes serão preservados indefinidamente devido ao valor que possuem para a instituição. Certa.

e) Arquivo central é um modo de distribuição das atividades que concentra os documentos em um só local. Errada. 

Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

Arquivo permanente: Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.

COMPLEMENTANDO:

Arquivo corrente: Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas freqüentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração.

Arquivo intermediário: Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco freqüente, que aguarda destinação.

Arquivo especializado: Arquivo cujo acervo tem uma ou mais características comuns, como natureza, função ou atividade da entidade produtora, tipo, conteúdo, suporte ou data dos documentos, entre outras.

Arquivo de segurança: Conjunto de cópias arquivadas em local diverso daquele dos respectivos originais para garantir a integridade da informação.

Arquivo central: Arquivo responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento. Também chamado arquivo geral. Em alguns países, a expressão designa o arquivo nacional.

FONTE: DBTA - Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

[GABARITO: LETRA D]

ARQUIVO PERMANENTE

Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. (VALOR SECUNDÁRIO)

Enquanto o documento apresentar valor primário /administrativo, ele será arquivado nas fases correntes ou intermediária.

 Ao prescrever administrativamente, o documento poderá ser eliminadoquando não apresentar valor secundário/histórico, ou poderá ser recolhido à fase permanente, quando apresentar este valor.

Uma vez que o valor secundário/histórico é definitivo, podemos concluir que documentos históricos jamais serão eliminados ou destruídos.

FONTE: MEUS RESUMOS.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo