Nas novas orientações didáticas em arte, fazer arte na escol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: IPAD Órgão: SESC-PE
Q1182618 Pedagogia
Nas novas orientações didáticas em arte, fazer arte na escola, ler imagens de diversas culturas e saber situá-las relacionando- as com a própria produção são propostas do ensino da arte na contemporaneidade. Seguindo a ideia acima, analise as assertivas:
1. Se inserirmos a arte na grade curricular dos centros de ensino, podemos utilizá-la para explicar disciplinas como geografia, ciências, história, literatura e língua portuguesa.
2. O ensino da arte contemporânea pode envolver, sem hierarquizar, a gravura de cordel e a editoração gráfica, a escultura e a instalação, a arquitetura e a intervenção, o webdesign e o desenho no chão de terra, a tinta natural e a industrializada, a arte erudita e a popular.
3. Na escola renovada, com início na segunda década do século XX, a criança foi concebida como ser ativo e sua arte foi compreendida como atividade expressiva, livre e natural da infância, mas com técnicas e foco no produto artístico.
4. O happening, a performance, a bodyart, a arte sociológica e ambiental, o conceitualismo e a própria vídeo art são algumas das manifestações artísticas comprovam uma tendência atual para o interelacionamento de diversas linguagens representativas e expressivas. Portanto, pelo polimorfismo organizacional, a interdisciplinaridade permite a elaboração dos currículos e a práxis pedagógica da arte.
5. A concepção do ensino da arte baseada na simples realização de atividades artísticas é resultado do esvaziamento dos conteúdos específicos da área de arte na educação escolar.
São corretas:
Alternativas