Doença da orelha média que impede a vibração da platina do ...
Doença da orelha média que impede a vibração da
platina do estribo devido reabsorção progressiva do
osso normal e crescimento de osso esponjoso
ocasionando uma perda auditiva condutiva.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Otosclerose
A questão aborda um tema relevante dentro da audiologia, que é a identificação de doenças da orelha média que causam perda auditiva condutiva. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento sobre diversas patologias auditivas e suas características específicas.
Explicação da alternativa correta:
Otosclerose é uma doença caracterizada pela reabsorção do osso normal da orelha média e o crescimento de osso esponjoso anômalo. Esse processo afeta a platina do estribo, um dos pequenos ossos do ouvido, impedindo sua vibração adequada. O resultado é uma perda auditiva condutiva, já que a transmissão de som para o ouvido interno é prejudicada.
Justificativa das alternativas incorretas:
A - Doença de Ménière: Essa condição é marcada por episódios de vertigem, perda auditiva neurossensorial flutuante, zumbido e sensação de pressão no ouvido. A perda auditiva na Doença de Ménière é neurossensorial, e não condutiva.
B - PAIR: A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) resulta de exposição prolongada a sons altos, causando danos às células ciliadas no ouvido interno. Aqui também temos uma perda auditiva neurossensorial, não uma perda auditiva condutiva como descrita na questão.
D - Presbiacusia: Refere-se à perda auditiva relacionada ao envelhecimento. É uma condição progressiva que afeta principalmente as frequências mais altas e é de natureza neurossensorial. Portanto, não está relacionada ao impedimento da vibração da platina do estribo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo