A mastigação bilateral alternada, com os lábios ocluídos é ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2563471 Fonoaudiologia

A mastigação bilateral alternada, com os lábios ocluídos é considerada o padrão maduro de mastigação e é dependente de condições anatômicas favoráveis. Quais as causas possíveis em pacientes que apresentam padrão de mastigação unilateral?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão para entender melhor o tema abordado e justificar a alternativa correta.

A alternativa correta é a D:

Mordida cruzada posterior unilateral, DTM, ausência de dentes e presença de hábitos orais deletérios.

A questão se refere à mastigação unilateral, que é um problema importante a ser identificado e tratado em Fonoaudiologia. A mastigação unilateral pode ser causada por diferentes fatores que afetam a eficiência e a simetria do processo mastigatório.

Agora, vamos justificar por que a alternativa D é a correta e analisar as alternativas incorretas.

Alternativa D:

Mordida cruzada posterior unilateral é uma condição em que os dentes superiores não se alinham corretamente com os dentes inferiores de um lado, o que força a pessoa a mastigar de um lado só. DTM (Disfunção Temporomandibular) pode causar dor e desconforto, levando à mastigação unilateral para evitar o lado dolorido. A ausência de dentes em um lado da boca também pode levar à mastigação unilateral, assim como a presença de hábitos orais deletérios (como sucção de dedo ou uso prolongado de chupeta) que podem afetar a configuração dentária e a função muscular.

Alternativa A:

A respiração oral, falta de propriocepção e hipofunção de lábios e bochechas podem afetar a eficiência mastigatória, mas não são causas diretas de mastigação unilateral. A respiração oral pode estar mais relacionada a alterações na postura da língua e da mandíbula, mas não necessariamente à mastigação unilateral.

Alternativa B:

A respiração oral, falta de força mastigatória e lábios abertos ou entreabertos na postura habitual de repouso podem indicar problemas musculares e respiratórios, mas não são causas diretas de mastigação unilateral. Estes fatores podem prejudicar a eficiência mastigatória, mas a questão específica é sobre causas que levam a mastigar de um lado só, o que não é diretamente abordado aqui.

Alternativa C:

A presença de má oclusão classe III, hipofunção da musculatura mastigatória e DTM são fatores que podem impactar a mastigação, mas a má oclusão classe III geralmente se refere a um desajuste ósseo que afeta a posição dos dentes em relação à mandíbula e maxila, e não necessariamente leva à mastigação unilateral. Além disso, a hipofunção da musculatura mastigatória pode ser um sintoma de outro problema, mas não é uma causa primária de mastigação unilateral.

Assim, a alternativa D é a mais completa ao listar causas que influenciam diretamente a necessidade de mastigação unilateral, enquanto as outras alternativas abordam fatores que podem afetar a mastigação geral, mas não especificamente de um lado só.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo