Assinale a alteração retiniana visualizada na fundoscopia qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317953 Medicina
Atenção: o caso seguir refere-se a próxima questão.

Homem de 65 anos, com hipertensão arterial, diabetes insulinodependente, dislipidemia e tabagista (25 maços/ano). Portador também de doença arterial periférica com claudicação intermitente de membros inferiores. Refere angina progressiva nos últimos meses, em uso regular de anlodipina, enalapril, atenolol, aspirina, atorvastatina, mononitrato de isossorbida e insulina NPH com aderência adequada de todas as medicações.

Ao exame na admissão: eupneico em ar ambiente, corado, frequência cardíaca: 62 bpm; pressão arterial: 122x76 mmHg, pulmões sem alterações; ritmo cardíaco regular, 3 tempos (B4), bulhas normofonéticas, sem sopros. Presença de sopro na carótida direita. Abdome flácido, com sopro audível no epigastro, indolor, sem visceromegalias. Membros inferiores sem edema e pulso pedioso impalpável.

Devido ao quadro cardiológico foi submetido à coronariografia diagnóstica, que mostrou doença coronariana obstrutiva multiarterial. Cerca de 24 horas após o exame, o paciente evoluiu com desconforto abdominal, febre (38oC), amaurose fugaz no olho direito, além de alterações cutâneas sugestivas de livedo reticular nos membros inferiores e cianose associada à dor em múltiplos pododáctilos bilateralmente. Laboratório inicial revelou leucocitose com eosinofilia, elevação da creatinina e de marcadores inflamatórios. Eletrocardiograma sem alterações agudas. 
Assinale a alteração retiniana visualizada na fundoscopia que poderia corroborar o diagnóstico anterior.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão apresenta um paciente com uma série de sintomas e achados clínicos sugestivos de uma síndrome de embolia colesterolêmica (colesterol embolism syndrome), também conhecida como "síndrome do dedo azul" (blue toe syndrome). A embolia de colesterol geralmente ocorre após manipulação vascular, como a coronariografia mencionada no caso. As manifestações incluem desconforto abdominal, febre, amaurose fugaz (cegueira temporária de um olho), alterações cutâneas como livedo reticular, cianose dos dedos e leucocitose com eosinofilia. As placas de Hollenhorst são cristais de colesterol que podem ser observados em artérias retinianas durante um exame de fundo de olho (fundoscopia), sendo altamente sugestivas deste diagnóstico. Essas placas são consistentes com a embolização de colesterol para a circulação retiniana e ajudam a confirmar embolias colesterolêmicas em outras partes do corpo. As demais opções representam outras alterações retinianas não relacionadas com este diagnóstico: A) Papiledema é o inchaço do nervo óptico devido ao aumento da pressão intracraniana; B) Anéis de Kayser-Fleischer são associados com a doença de Wilson (acúmulo de cobre); D) Manchas de Roth são hemorragias retinianas com centros brancos vistas em endocardite infecciosa; E) Sinal de Becker não é um achado retiniano, mas sim um sinal de melanoma uveal. Portanto, a resposta correta é a alternativa C - Placas de Hollenhorst.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo