A sentença “A justiça e a lei nem sempre andam pelos mesmos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q292120 Raciocínio Lógico
Considerando que as proposições lógicas sejam representadas por
letras maiúsculas, julgue os próximos itens, relativos a lógica
proposicional e de argumentação.
A sentença “A justiça e a lei nem sempre andam pelos mesmos caminhos” pode ser representada simbolicamente por Imagem 006.jpg, em que as proposições P e Q são convenientemente escolhidas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Na sentença em questão tem-se uma proposição simples (P), não podendo ser representada como uma proposição composta (P^Q).

A conjunção E não exerce a função de um operador lógico; está apenas relacionando dois termos que exercem a mesma função sintática.


RESPOSTA: ERRADO


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que o erro da questão é afirma que é uma propposição composta P^Q, porque na verdade é uma proposição simples
Galera, é uma PROPOSIÇÃO SIMPLES. O que torna a proposição simples ou composta é a presença do VERBO e não do SUJEITO como está representado na oração. Na oração "A justiça e a lei" temos um sujeito composto, sendo assim representando apenas uma proposição simples, pq não temos 2 verbos e sim apenas 1 verbo.

Avante!!!!!
AvaAvante 
Bom, segundo o professor Jairo Texeira, essa sentença trata-se de uma proposição simples e não composta. Veja bem, não da para separar essa sentença em duas, "A justiça nem sempre anda pelo mesmo caminho e a lei nem sempre anda pelo mesmo caminho" fica sem sentido. A questão não é simples pq tem apenas um único verbo, até porque, existem sentenças com apenas um verbo que são compostas. Olha só a diferença: "José e Paulo são médicos" é uma proposição composta, pois pode ser separada em duas, José é médico e Paulo é médico.
Bom estudos!!

QUESTÃO ERRADA
A proposição “A justiça e a lei nem sempre andam pelos mesmos caminhos” é representada por (p) e não (p^q). Logo, trata-se de um proposição simples. Isso porque segundo os professores: Joselias - Rede de Ensino LFG e Guilherme Neves - Ponto dos Concursos ensinam que, neste tipo de sentença o sujeito oracional é composto, formando uma proposição simples e não composta, pois apresentam um único verbo.
Segue as fontes para quem queira consultar:
1. Professor Joselias da Rede de Ensino LFG (http://www.ebah.com.br/content/ABAAABE_EAG/logica-ap-2);
2. Professor Guilherme Neves - Ponto dos Concursos (http://igeo-server.igeo.ufrj.br/curso/Ponto%20dos%20Concursos/Ponto%20dos%20Concursos%20-%202012/Racioc%EDnio%20L%F3gico/Auditor/Aula%2001%20-%20Parte%2001.pdf);
3. Professores Sérgio Carvalho & Weber Campos - Eu vou passar (http://www.ebah.com.br/content/ABAAABIgQAB/apostila-completa-raciocinio-logico) - Importante: Sentenças que não possuem verbo não podem ser consideradas declarativas, consequentemente também não são proposições. Por exemplo, “A sopa é de cebola” é uma proposição, mas se tiver escrito somente “A sopa de cebola”, então não será proposição, pois falta o verbo. 
A título de ilustração, vejam também as questões: Q289482 Q286794

 

meu raciocínio: 1-  verifiquei a conjunção "nem" não possui sentindo de ligação, conexão 2- preposição única, não possui conectivo lógico e não pode ser dividida, logo é uma preposição simples.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo