Sobre a febre amarela assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E
A alternativa E está correta ao afirmar que um dos métodos diagnósticos para a febre amarela é o ELISA para pesquisa de anticorpos IgM. O teste ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) é amplamente utilizado para detectar anticorpos específicos no sangue, como o IgM, que é produzido na fase aguda da infecção. Essa metodologia é fundamental para confirmar casos de febre amarela, especialmente em situações de surto.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: A afirmativa está incorreta porque uma vez infectado, o mosquito transmissor da febre amarela, como o Aedes aegypti, pode transmitir o vírus em várias picadas subsequentes, não ficando livre do vírus rapidamente. O vírus permanece no organismo do mosquito durante toda a sua vida.
Alternativa B: Esta alternativa está parcialmente correta. De fato, o Sabethes leucocelaenus é um dos mosquitos que podem atuar como vetor na transmissão da febre amarela em áreas silvestres. No entanto, o enunciado pede especificamente a alternativa correta, e essa não é a melhor escolha em comparação com a alternativa E.
Alternativa C: A afirmação é incorreta. A notificação de mortes de macacos ou suspeitas de epizootias deve ser feita imediatamente e não mensalmente, como parte das ações de vigilância para prevenção de surtos de febre amarela.
Alternativa D: Esta afirmativa está incorreta pois a vacinação em massa contra a febre amarela não é recomendada em todos os estados do Brasil. A vacinação é indicada principalmente em áreas endêmicas ou em regiões onde há risco de introdução do vírus.
A febre amarela é uma doença viral que requer atenção constante das autoridades de saúde pública devido à sua capacidade de causar surtos em áreas urbanas e rurais. Entender os métodos de diagnóstico e as medidas de prevenção é crucial para o controle da doença.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Mosquito para sempre infectado, e ainda transmite para a prole.
B) Haemagogus janthinomys, Haemagogus leucocelaenus e Sabethes chloropterus e Sabethes albiprivus.
D) Só vacina areas endemicas, e quem vai viajar para essas areas.
GABARITO E
GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - 5ª EDIÇÃO - 2021 - MINISTÉRIO DA SAÚDE
DIAGNÓSTICO
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
Exames específicos
Sorologia
Pode ser realizada pelo método de captura de anticorpos da classe IgM, pela técnica ELISA (do inglês, enzyme-linked immunosorbent assay), a partir do sétimo dia de início de sintomas (amostra conservada em freezer a -20°C). A análise do resultado deve ser realizada também com base nos dados clínicos, epidemiológicos e laboratoriais. Os casos que apresentarem resultado reagente para febre amarela devem ser avaliados quanto à possiblidade de infecções recentes por outros Flavivirus, como dengue e Zika, devido à possibilidade de reação cruzada e/ou inespecífica, assim como no caso da vacinação recente contra a febre amarela
HÁ nível federal rs
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo