Assinale a alternativa correta sobre a Doença de Chagas, tam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: FEPESE Órgão: Prefeitura de Criciúma - SC
Q1234678 Veterinária
Assinale a alternativa correta sobre a Doença de Chagas, também conhecida como Tripanossomíase americana. Doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e também considerada uma zoonose.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C.

Justificativa da Alternativa C: A Doença de Chagas necessita de dois tipos de hospedeiros para completar seu ciclo de vida: um invertebrado e um vertebrado. O invertebrado é o inseto conhecido como barbeiro, que pertence ao gênero Triatoma, enquanto o vertebrado pode ser humanos ou outros mamíferos. O ciclo de transmissão ocorre quando o barbeiro, ao se alimentar do sangue dos vertebrados, defeca nas proximidades da picada, liberando o protozoário Trypanosoma cruzi que causa a infecção ao entrar pelo local da picada ou por mucosas.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - A via de transmissão mais comum da Doença de Chagas não é a oral, mas sim a vetorial, através da picada do barbeiro. A transmissão oral pode ocorrer, mas é menos comum, geralmente por meio de alimentos contaminados com fezes do barbeiro.

B - Animais sinantrópicos, como cães, gatos e alguns roedores, participam sim como reservatórios nos ciclos de transmissão da doença, mantendo o parasita na natureza e facilitando sua propagação.

D - O teste diagnóstico considerado padrão ouro para a Doença de Chagas na fase crônica não é o parasitológico, mas sim testes sorológicos, como o ELISA ou a reação de imunofluorescência indireta, que são empregados para detectar anticorpos no hospedeiro.

E - A afirmação de que as larvas dos barbeiros podem migrar através dos tecidos e causar hepatomegalia no hospedeiro está incorreta. O Trypanosoma cruzi, e não as larvas, pode causar danos a vários órgãos, mas o barbeiro, em si, não é responsável por isso. A hepatomegalia, que é o aumento do fígado, pode ocorrer na fase aguda da doença devido à ação do parasita, mas não é pela migração de larvas.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer o tema! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Passível de anulação, via oral ocorre em mais de 64 % dos casos. Letra C tbm está certa.

Trypanosoma cruzi infecta em condições naturais mais de 100 espécies de mamíferos de diferentes ordens. O parasito na natureza existe em diferentes populações de hospedeiros vertebrados tais como seres humanos, animais silvestres e animais domésticos, e os invertebrados, a exemplo dos insetos vetores. T. cruzi possui variações morfológicas e funcionais, alternando entre estágios que sofrem divisão binária e as formas não replicativas e infectantes. Como formas replicativas estão incluídas os epimastigotas presentes no tubo digestivo do inseto vetor e amastigotas observados no interior das células de mamíferos. As formas não replicativas e infectantes, os tripomastigotas metacíclicos, são encontrados nas fezes e urina do inseto vetor e os tripomastigotas circulantes no sangue de mamíferos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo