Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que ...
Acerca das fontes de informação jurídica, julgue o item que se segue.
Um sistema especialista jurídico é um conjunto de programas
de computador associado a uma base de conhecimento que
permite o diagnóstico, a extração de conclusões ou a
apresentação de planos de ação no âmbito da área jurídica.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos entender por que essa afirmação está correta. Um sistema especialista jurídico é, de fato, uma aplicação de inteligência artificial desenvolvida para auxiliar na resolução de problemas complexos em uma área específica, como o direito. Esses sistemas combinam uma base de conhecimento especializada, que pode incluir leis, regulamentos, decisões judiciais, entre outras fontes relevantes, com um motor de inferência que permite simular o raciocínio humano.
Esses sistemas são utilizados para realizar tarefas como o diagnóstico de situações jurídicas, a extração de conclusões a partir de dados legais e a apresentação de planos de ação para casos específicos. É por isso que a afirmação está correta, pois descreve precisamente a capacidade e a função dos sistemas especialistas no contexto jurídico.
Não há alternativas incorretas a serem discutidas, uma vez que a questão foi afirmativa e não comparativa, mas é importante manter a clareza de que a tecnologia está cada vez mais integrada nas práticas jurídicas, o que exige dos profissionais uma compreensão básica dessas ferramentas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo.
"sistema [...] s. especialista expert system 1. INF em inteligência artificial, o conjunto de programas de computador associado a uma base de conhecimento para efetuar dignóstico, extrair conclusões ou apresentar planos de ação dentro de uma área específica." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 345)
Isso já em 2015?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo