Ao longo do século XX ocorreu uma verdadeira “revolução urba...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Alternativa C
A questão aborda a revolução urbana no Brasil ao longo do século XX. Para respondê-la corretamente, é necessário compreender o processo de urbanização no país, que teve características específicas em diferentes períodos.
Vamos analisar a alternativa correta e as incorretas:
Alternativa C: "Desde a década de 1970, a urbanização deixou de ser apenas restrita à fachada litorânea e se interiorizou." - Correta
No Brasil, até a década de 1970, a maior parte das cidades e atividades econômicas estava concentrada no litoral. A partir dessa década, iniciou-se um processo de interiorização da urbanização, com crescimento expressivo das cidades no interior do país, favorecido por políticas de integração nacional e investimentos em infraestrutura.
Alternativa A: "Nos anos de 1980 e 90, as médias e pequenas cidades reforçaram seu papel de principais focos da atividade econômica do país." - Incorreta
Durante os anos 1980 e 1990, embora médias e pequenas cidades tenham crescido, as grandes metrópoles ainda concentravam a maior parte das atividades econômicas. As pequenas e médias cidades só ganharam mais relevância econômica a partir de iniciativas de descentralização mais recentes.
Alternativa B: "A partir da década de 1990 ocorreu elevada concentração das atividades econômicas e o surgimento da metropolização." - Incorreta
A metropolização no Brasil começou a ocorrer bem antes da década de 1990, sendo mais intensa entre as décadas de 1950 a 1970. A partir da década de 1990, começou-se a observar um certo movimento de desconcentração industrial.
Alternativa D: "Entre as décadas de 1970 e 80, a expansão da fronteira agrícola na Amazônia duplicou a rede urbana da região." - Incorreta
A expansão da fronteira agrícola na Amazônia realmente impactou a urbanização da região, mas a duplicação da rede urbana não foi um fenômeno tão imediato e exclusivo das décadas de 1970 e 1980. Esse processo foi gradual e continua em andamento.
Alternativa E: "Na década de 1980, a difusão da urbanização ficou restrita ao Centro-Sul onde as condições técnico-informacionais eram maiores." - Incorreta
A urbanização no Brasil não ficou restrita ao Centro-Sul na década de 1980. Houve crescimento urbano em várias outras regiões do país, incluindo o Norte e o Nordeste, embora o Centro-Sul tenha se destacado por maior desenvolvimento tecnológico e informacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. Em 60 anos, a população rural aumentou cerca de 12%, enquanto que a população urbana passou de 13 milhões de habitantes para 138 milhões, um aumento de mais de 1.000%.
http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html
GAB C
RESUMO
O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana. Esse deslocamento, também chamado de êxodo rural, provocou a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. As principais atividades econômicas estavam associadas à exportação de produtos agrícolas, dentre eles o café. A partir do início do processo industrial, em 1930, começou a se criar no país condições específicas para o aumento do êxodo rural. Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária e a mecanização do campo. A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas.
Problemas gerados pela Urbanização:
-As desigualdades econômicas e a dificuldade de determinadas regiões em se inserirem na economia nacional, possibilitou a ocorrência de uma urbanização diferenciada em cada uma das regiões brasileiras
DICA:
A região Sudeste, por concentrar a maior parte das indústrias do país, foi a que recebeu grandes fluxos migratórios vindos da área rural, principalmente da região nordeste.
Na região Centro-Oeste, o processo de urbanização teve como principal fator a construção de Brasília, em 1960, que atraiu milhares de trabalhadores, a maior parte deles vindos das regiões Norte e Nordeste. Desde o final da década de 1960 e início da década de 1970, o Centro-Oeste tornou-se a segunda região mais urbanizada do país.
a) Apenas recentemente as pequenas e médias cidades ganharam destaque na dinâmica da economia nacional. ITEM INCORRETO.
b) A partir da década de 1990 já começou o processo de descentralização das atividades das grandes cidades para as cidades pequenas e médias. O período de concentração populacional se deu entre as décadas de 1950 e 1980. ITEM INCORRETO.
c) Na década de 1970, mais da metade dos brasileiros já vivia em áreas urbanas e a capial federal já estava no centro do país, em Brasília, o que contribuiu para a interiorização do país. ITEM CORRETO.
d) A exploração da fronteira agrícola aumentava a zona rural habitável, não se podendo falar, portanto, em duplicação da rede urbana regional. ITEM INCORRETO.
e) A difusão da urbanização nesse período se deu especialmente no Sudeste. ITEM INCORRETO.
Resposta: C
Desde a década de 1970? Não seria desde a década de 1960, com a construção de Brasília?
Creio q ele quis dizer, Brasília enquanto elemento estimulador para o processo de interiorização na década de 70
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo