Um auditor planejava entregar um parecer com opinião ...
No mês de janeiro, houve uma elevada valorização do real em relação ao dólar. No entanto, não havia risco de descontinuidade da empresa.
Nesse caso, em relação às demonstrações contábeis de 2010, o auditor
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - deve propor que a entidade evidencie o fato em notas explicativas.
O tema central da questão trata de como um auditor deve lidar com eventos econômicos significativos, como a valorização cambial, que ocorrem após o período das demonstrações contábeis, mas antes da emissão do parecer de auditoria. Este é um exemplo de eventos subsequentes, que são acontecimentos ocorridos após a data do balanço, mas que podem ter impacto nas demonstrações contábeis.
Para resolver a questão, é necessário entender a diferença entre ajustes nas demonstrações financeiras e a divulgação em notas explicativas. Quando um evento não altera as condições existentes na data do balanço, mas é relevante, deve ser divulgado em notas explicativas em vez de ajustado diretamente nas contas.
Justificativa da alternativa correta:
B - deve propor que a entidade evidencie o fato em notas explicativas. Esta é a resposta correta porque a valorização do real em relação ao dólar aconteceu após o ano de 2010 e afeta a interpretação das condições financeiras da entidade, sem alterar as condições da data do balanço. Assim, o auditor deve recomendar a inclusão de uma nota explicativa para informar os usuários das demonstrações financeiras sobre esse evento subsequente que pode impactar decisões econômicas.
Análise das alternativas incorretas:
A - deve propor um ajuste na conta de Desvalorização Cambial. Esta alternativa está incorreta porque a valorização do real é um evento subsequente que não altera as condições existentes na data do balanço. Portanto, não requer ajustes nas contas.
C - deve propor um ajuste na conta de Provisão para Contingências. Errada, pois não se trata de uma contingência a ser provisionada, mas sim de um evento subsequente a ser divulgado.
D - não deve fazer sugestões à entidade e emitir um parecer com parágrafo de ênfase. Esta opção é incorreta porque o auditor deve, sim, sugerir a divulgação do evento em notas explicativas, embora não seja necessário um parágrafo de ênfase no parecer, a menos que o evento seja de extrema importância.
E - não deve fazer sugestões à entidade e emitir um parecer com opinião com ressalva. Esta alternativa está incorreta porque a valorização cambial não compromete as condições financeiras do encerramento do exercício de 2010 a ponto de justificar uma opinião com ressalva. A questão é de divulgação, não de correção de erros ou distorções relevantes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na situação demonstrada, não há necessidade de fazer ajustes, visto que a variação do dólar ocorreu em janeiro de 2011, mês que não cobre o período auditado (pois foram auditadas as demonstrações contábeis de 2010).
Sendo assim, basta que a entidade evidencie o fato em notas explicativas.
GABARITO: D.
A colega Karen B. expressou muito bem a situação.
Entretanto houve um equívoco no Gabarito: é "B" e não "D".
Gabarito Letra B
a) deve propor um ajuste na conta de Desvalorização Cambial.
Errado, pelo princípio contábil da competência, como o fato só ocorreu em janeiro de 2011, esse fato só deverá ser contabilizado no balanço de 2011, e não no de 2010
b) deve propor que a entidade evidencie o fato em notas explicativas.
CERTO
c) deve propor um ajuste na conta de Provisão para Contingências.
Errado, pelo princípio contábil da competência, como o fato só ocorreu em janeiro de 2011, esse fato só deverá ser contabilizado no balanço de 2011, e não no de 2010
d) não deve fazer sugestões à entidade e emitir um parecer com parágrafo de ênfase.
Errado, o parágrafo de ênfase só será usado quando o fato relevante ocorrer APÓS a publicação das demonstrações contábeis e APÓS a entrega do parecer pelo auditor à administração. Na questão, observa-se que o auditor ainda não entregou o parecer, logo é descabida a utilização do parágrafo de ênfase (fulcro na NBC TA 560)
e) não deve fazer sugestões à entidade e emitir um parecer com opinião com ressalva.
Para que haja parecer com opinião com ressalva há de existir ou não uma evidência que seja relevante mas não generalizada, no caso, esse fato não é relevante já que não havia risco de descontinuidade da empresa.
bons estudos
Fundamento: Art.176, § 5º, IV, i, da Lei 6.404/76 "os eventos subsequentes à data de encerramento do exercício que tenham, ou possam vir a ter, efeito relevante sobre a situação financeira e os resultados futuros da companhia."
Ótima questão!!! Mostrando que FGV gosta muito dos eventos subsequentes; não são poucas as questões que abordam tal assunto. O fundamento é o seguinte - e não se restringe as normas de auditoria.
22. A seguir, estão relacionados exemplos de eventos subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis que não originam ajustes, os quais normalmente resultam em divulgação: - Divulgação em notas explicativas
(f) transações importantes, efetivas e potenciais, envolvendo ações ordinárias subsequentes ao período contábil a que se referem as demonstrações contábeis; (Considerando que a receita substancial no mercado externo seria com ações)
(g) alterações extraordinariamente grandes nos preços dos ativos ou nas taxas de câmbio após o período contábil a que se referem as demonstrações contábeis; (Considerando que a receita substancial resulta da venda de ativos ou da valorização de instrumentos patrimoniais)
(FONTE: CPC 24: Eventos Subsequentes)
Assim, tais eventos não sugerem alterações nas demonstrações contábeis mas, sim, a divulgação em Notas Explicativas. Portanto, o auditor deve se atentar para isso e recomendar tal divulgação.
Ademais, diferente é o tratamento a ser dado nas situações em que: "8. A entidade deve ajustar os valores reconhecidos em suas demonstrações contábeis para que reflitam os eventos subsequentes que evidenciem condições que já existiam na data final do período contábil a que se referem as demonstrações contábeis."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo