Em relação às orientações para elaboração do Balanço Financ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q507981 Contabilidade Pública
Em relação às orientações para elaboração do Balanço Financeiro, editadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, a forma de apresentação dos ingressos e desembolsos é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Conforme o MCASP 8ª ed, temos:

O Balanço Financeiro (BF) evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.
O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando: 
a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;
b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;
c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e
d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte.
Quando da realização da prova, o MCASP trazia a redação  "a receita orçamentária realizada por destinação de recurso (destinação vinculada e/ou destinação ordinária)" e "a despesa orçamentária executada por destinação de recurso (destinação vinculada e/ou destinação ordinária)". Desta forma, a questão, à época, estava correta. Fica a atual redação como referência para os nossos estudos.

Gabarito: Alternativa A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ANTES(À epoca da prova em questão): 5ª edição, MCASP.


BALANÇO FINANCEIRO

O Balanço Financeiro evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público no período a que se refere, e discrimina: 

(a) a receita orçamentária realizada por destinação de recurso (destinação vinculada e/ou destinação ordinária); 

(b) a despesa orçamentária executada por destinação de recurso (destinação vinculada e/ou destinação ordinária); 

(c) os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários; 

(d) as transferências financeiras decorrentes, ou não, da execução orçamentária; e 

(e) o saldo inicial e o saldo final em espécie.


HOJE: 6ª edição , MCASP.


BALANÇO FINANCEIRO 

O Balanço Financeiro evidencia as receitas e despesas orçamentárias, bem como os ingressos e dispêndios extraorçamentários, conjugados com os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte. O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando:

 a. a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas

b. os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários; 

c. as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e 

d. o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte.

Um fato que incialmente poderá servir como base para exclusão das opções das despesa. É que são as despesas empenhadas e não as executadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo