No mundo contemporâneo, a democracia foi conquistada não ape...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: IDECAN Órgão: AGU Prova: IDECAN - 2014 - AGU - Técnico em Contabilidade |
Q418440 Ética na Administração Pública
No mundo contemporâneo, a democracia foi conquistada não apenas pelo voto, mas também por diversas formas de desobediência e resistência civil. A “marcha pelo sal” de Mahatma Gandhi, a luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos afroamericanos liderada por Martin Luther King e as reflexões de intelectuais como Hannah Arendt e John Rawls são exemplos deste percurso. A este respeito, leia os trechos a seguir.

“Atos de desobediência civil são realizados quando um certo número de cidadãos se convence de que os mecanismos normais de mudança não funcionam mais ou de que suas reivindicações não seriam mais atendidas, ou ainda, quando creem que seja possível mudar a direção de um governo empenhado em alguma ação cuja legitimidade e constitucionali- dade estejam fortemente em discussão.”
                  (ARENDT, Hannah. La disobbedienza civile ed altri saggi. Milano: Giufrrè Editore, 1985, p. 57. Adaptado.)

“A teoria da desobediência civil se concebe apenas para o caso particular de uma sociedade quase justa, uma sociedade que é bem-ordenada em sua maior parte, na qual todavia acontecem sérias violações de justiça. A desobediência civil é um ato político público, não violento, consciente e não obstante contrário à lei, geralmente praticado com o objetivo de provocar uma mudança na lei e nas políticas do governo.”
                        (RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 402, 404. Adaptado.)

Com relação ao exercício da desobediência civil em regimes democráticos, analise as afirmativas.

I. Para os dois autores, a desobediência civil é uma transgressão intencional às leis, motivada por razões éticas e com objetivos políticos.
II. Para ambos, a desobediência civil é um ato ilegal, mas legítimo, pois busca um aprimoramento do sistema democrático.
III. Ambos consideram a não colaboração, a luta armada e os protestos violentos mecanismos eficazes da desobediência civil.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - A ética justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados.

..."quando um certo número de cidadãos se convence de que os mecanismos normais de mudança não funcionam mais ou de que suas reivindicações não seriam mais atendidas..."

..."A desobediência civil é um ato político público, não violento, consciente ..." ..."praticado com o objetivo de provocar uma mudança na lei ..."

II - Se o homem é capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados. Então é legítima a desobediência Civil.

III - tem que haver colaboração, .... e é não violento...

Essa questão envolve mais interpretação de texto do que o conhecimento sobre a matéria.

 

Ronaldo, Santa Cruz das palmeiras...

Onde encontrou essas definições ?

Já agradeço !

onde que tá escrito nos 2 textos q a desobediência é ilegal???/ não vi isso no primeiro.

``Dissidência implica em consentimento e é a marca do governo livre; quem sabe que pode divergir sabe também que de certo modo está consentindo quando não diverge.`` (ARENDT, p. 79)

A autora usa ilegalidade três vezes no ensaio citado referindo-se ao estado de natureza.

A única correta deveria ser a primeira assertiva.

referências

http://petdireito.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/03/01-Hannah-Arendt-Desodiência-Civil.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo