A oferta agregada global em equilíbrio deve igualar a demand...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
>> Cuidado, trata-se de uma manipulação da ótica da demanda (ou dispêndio) na apuração do PIB, a qual corresponde à identidade entre oferta agregada e demanda agregada.
oferta agregada = demanda agregada
Y = C + I + G + (X - M)
Y = PIB
C = consumo;
I = investimento;
G = gastos do governo;
X = exportações;
M = importações;
(X - M) = exportações líquidas.
>> Y representa o PIB e, portanto, a oferta doméstica. A oferta global para uma determinada economia, no entanto, é composta da oferta doméstica e das importações, afinal os residentes e os não-residentes (no caso das exportações) poderão demandar tanto produção doméstica quanto produção internacional. Segue a manipulação da identidade.
oferta agregada global = demanda agregada global
Y + M = C + I + G + X
>> Logo, a oferta agregada global em equilíbrio deve igualar a demanda agregada global, que será igual à soma de consumo, investimento, gastos do governo e exportações.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) de consumo, investimento, gastos do governo e exportações. Oferta agregada global = Demanda agregada global, ou Y + M = C + I + G + X. A razão parece ser a seguinte: o produto mais o que se oferta globalmente (importações) é igual ao que se consome, investe (ou poupa), gasta e se demanda globalmente (exportações). Acho estranho porque globalmente se oferta exportações, e se demanda importações.
B) de consumo, investimento, gastos do governo e exportações e deduzido as importações. Pede-se a demanda global, e não o produto.
C) de consumo, investimento, gastos do governo e importações. Como a noção de demanda agregada global olha da perspectiva do resto do mundo, as importações não entram, pois é o que o resto do mundo oferece.
D) de consumo, poupança e arrecadação tributária. Nada a ver, pois isso em nada é global.
E) da poupança privada e do governo. Essa é a Poupança doméstica Sd = Sg + Sp.
Avisem-me qualquer erro.
Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX
(M + Y)Oferta Global = (C + I + G + X)Demanda Global
Aos não assinantes,
Gabarito da banca: A
No entanto acredito que caberia recurso já que a demanda agregada é = C + I + G + (X-M), onde (X-M) é chamado de exportações líquidas ou exportações menos importações.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo