O déficit primário público é elevado quando

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1902529 Economia
O déficit primário público é elevado quando
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre déficit primário público, um tema fundamental em economia pública. O déficit primário é a diferença entre as despesas e receitas do governo, excluindo os juros da dívida pública. Ele é relevante porque indica a sustentabilidade das finanças públicas a longo prazo.

Para resolver a questão, é necessário compreender que o déficit primário aumenta quando as despesas do governo superam as receitas, sem considerar os juros. Isso reflete uma gestão fiscal que não consegue cobrir os gastos com os recursos arrecadados, aumentando a necessidade de financiamento e endividamento.

Vamos agora justificar por que a alternativa E é a correta:

E - há uma elevação das despesas não financeiras e uma redução das receitas não financeiras.

Esta alternativa descreve exatamente o que leva a um aumento do déficit primário. Quando as despesas aumentam e as receitas caem, o governo precisa cobrir essa diferença, resultando em um déficit mais elevado.

Agora, analisemos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - há aumento da taxa SELIC definida pelo BACEN. O aumento da SELIC, taxa básica de juros, afeta mais o déficit nominal (que inclui juros da dívida) do que o primário.

B - há aceleração no aumento generalizado dos preços. A aceleração da inflação impacta as receitas e despesas de forma complexa, mas não tem uma relação direta com o déficit primário sem considerar outros fatores.

C - há um enxugamento da circulação do papel moeda pelo BACEN. Esta ação é uma política monetária que não afeta diretamente o déficit primário do governo.

D - o setor privado reduz seu estoque de dívidas. O comportamento do setor privado com relação às suas dívidas não tem um impacto direto sobre o déficit primário do governo.

Portanto, entender como as despesas e receitas afetam o déficit primário é crucial para a gestão fiscal do setor público.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra E, já que como o déficit primário contabiliza despesas e receitas não financeiras, podemos afirmar que se as despesas não financeiras se elevam e as receitas não financeiras se reduzem, o déficit público primário aumenta. Vamos apontar os erros das demais alternativas:

a) Errada. O aumento da taxa SELIC aumenta as despesas com juros da dívida que não são computadas no resultado primário.

b) Errada. Os efeitos da inflação impactam o resultado nominal.

c) Errada. Os efeitos de medida de combate à inflação impactam o resultado nominal.

d) Errada. A base de cálculo é a dívida do setor público.

Letra e.

Prof. Manuel Piñon, Gran Cursos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo