No segmento destacado a seguir, as preposições grifadas cons...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2315675 Português

Texto para responder à questão. Leia-o atentamente.


      Desde a Constituição Federal de 1988, a língua portuguesa é definida como língua oficial majoritária do Brasil, reconhecidas que foram, ao lado do português, como línguas nacionais, as várias línguas indígenas, minoritárias, que convivem no território brasileiro com a língua oficial, e também materna, majoritária do nosso país.

          Concentrando-se aqui na língua oficial e materna, amplamente majoritária do Brasil, queria, antes de mais, afirmar que, o que se designa de “ensino de língua materna”, recobre uma imprecisão teórica e real, já que, em princípio, não se “ensina” a língua materna, ela se adquire naturalmente no processo de aquisição na primeira infância, tanto que, no caso do português no Brasil, como é do conhecimento geral, muitos sabem o português sem nunca terem tido a possibilidade de o “aprenderem” através do sistema escolar, já que não têm ainda como dele participar.

         A meu ver, então, o objetivo do ensino do português na escola brasileira será a elaboração do já adquirido naturalmente e oralmente, pela maioria dos brasileiros, em diversificados contextos de aquisição, a depender da história individual e social de cada um. O que estou designando de elaboração se refere ao que, no processo de escolarização, no âmbito da disciplina Língua Portuguesa no Brasil, abrange obviamente a aquisição do uso escrito, tanto no processo de produção da escrita como de sua recepção na leitura, e o aperfeiçoamento, não só do escrito como também dos usos orais, tanto na sua produção como recepção, para cumprirem funções sociais diversificadas e adequadas às múltiplas situações comunicativo-expressivas necessárias ao convívio e à situação social.


(Rosa Virgínia Mattos e Silva. Língua portuguesa em debate: conhecimento e ensino. José Carlos de Azeredo: organizador. 4.ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.)

No segmento destacado a seguir, as preposições grifadas constituem expressões que estabelecem diferentes relações sintático-semânticas: “Desde a Constituição Federal de 1988, a língua portuguesa é definida como língua oficial majoritária do Brasil, reconhecidas que foram, ao lado do português, como línguas nacionais, as várias línguas indígenas, minoritárias, que convivem no território brasileiro com a língua oficial, e também materna, majoritária do nosso país.” (1º§) Acerca do emprego destacado pode-se afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores


A questão exige conhecimentos sintáticos e interpretação textual.


A) INCORRETA. “Majoritária” é um adjunto adnominal que caracteriza a “língua”.


B) CORRETA. “do nosso país” completa o sentido de “majoritária”, sendo essencial para o entendimento da ideia a ser transmitida e preposicionado.


C) INCORRETA. “Desde” indica circunstância temporal.


D) INCORRETA. “Ao lado do português” tem valor de adjunto adverbial.


Gabarito: Letra B


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ao lado do nosso país. - A locução "ao lado", sintaticamente, explicita um adjunto adverbial de lugar. Complementos Nominais se ligam a Advérbios, Adjetivos e Substantivos Abstratos. Portanto, gabarito letra B

#Pertencerei PRF-RJ

ALTERNATIVA B

O NOSSO PAIS FOI MAJORADO. (complemento nominal)

"do nosso país" é um complemento nominal que está se referindo ao substantivo abstrato língua e completando seu sentido.

Embora a sua língua, que está dentro da sua boca, seja um substantivo concreto, a língua do texto = linguagem, sendo um substantivo abstrato.

O que confirma que "do nosso país" é um complemento nominal, é o fato de ser preposicionado (CN é obrigatoriamente preposicionado).

Lembrete:

CN é sempre preposicionada e passiva, e complementa sempre o sentido de:

  • Adjetivo;
  • Adverbio; ou
  • Substantivo abstrato (sempre passiva, paciente).

Adj. Adnominal complementa sempre o sentido de:

  • Substantivo concreto;
  • Substantivo abstrato (sempre ativo, agente)

Acredito que do nosso país exerce a função sintática de adjunto adnominal.

"As várias línguas do nosso país"

a expressão indica posse

se alguém puder explicar de forma mais detalhada, agradeço

Acho que completamente nominal e adjunto adnominal são as 2 coisas mais difíceis que estudei até agora de português. Muita frescuragem, eu até acertei essa, mas acho uma besteira isso. E as bancas cobram pq sabem que a maioria vai errar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo