Com relação ao processo de Educação Inclusiva, analise as a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q754352 Pedagogia

I. A Educação Especial tradicionalmente se configurou como um sistema paralelo e segregado de ensino, voltado para o atendimento especializado de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem.

II. A política de Educação Inclusiva diz respeito à responsabilidade dos governos e dos sistemas escolares de cada país com a qualificação de todas as crianças e jovens no que se refere aos conteúdos, conceitos, valores e experiências materializados no processo de ensino aprendizagem escolar.

III. A Educação Inclusiva não significa um novo modelo de escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos.

IV. Para tornar-se inclusiva a escola não precisa formar seus professores e equipe de gestão, e rever as formas de interação vigentes entre todos os segmentos que o compõem e que nela interferem.

V. A Educação Inclusiva implica, portanto, um processo de reestruturação de todos os aspectos constitutivos da escola, envolvendo a gestão de cada unidade e dos próprios sistemas educacionais.  

Com relação ao processo de Educação Inclusiva, analise as afirmativas a cima.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Somente as proposições I, II, V estão corretas.

A questão aborda um tema central na educação contemporânea, que é a Educação Inclusiva, e suas implicações práticas e teóricas para os sistemas educacionais. O desafio da questão é identificar as afirmações que descrevem corretamente os princípios e as práticas de uma educação que busca acolher todos os alunos, independentemente de suas particularidades, dentro de um sistema de ensino regular.

Na afirmação I, é destacado o modelo histórico da Educação Especial, que era segregador e paralelo ao ensino regular. Essa afirmação é correta, pois reflete a realidade de muitos sistemas de ensino antes da inclusão ser vista como um direito de todos os alunos.

A afirmação II discorre sobre a responsabilidade dos governos e sistemas escolares com a qualificação de todos os estudantes, sem exceção. Isso é um princípio fundamental da Educação Inclusiva, que busca garantir acesso a uma educação de qualidade para todos, reconhecendo a diversidade como uma característica enriquecedora do ambiente educacional. Portanto, essa afirmação é correta.

Contrapondo a afirmação III, que é incorreta, ela sugere erroneamente que a Educação Inclusiva não visa a criação de um novo modelo escolar que acolha a todos. Na verdade, a Educação Inclusiva é justamente sobre transformar a escola em um lugar onde todos os alunos possam acessar e permanecer, aprendendo juntos em um ambiente que respeita e valoriza suas diferenças.

A afirmação IV também é incorreta, pois afirma que para a escola se tornar inclusiva, não seria necessário formar professores e equipe de gestão, nem rever as interações dentro da escola. Isso vai completamente contra os princípios da Educação Inclusiva, que exigem um processo contínuo de formação e revisão das práticas pedagógicas e de gestão para se adaptarem às necessidades de todos os alunos.

Por fim, a afirmação V é correta e ressalta que a Educação Inclusiva implica na reestruturação de todos os aspectos da escola. Isso envolve mudanças na gestão da unidade escolar e nos próprios sistemas educacionais, com o objetivo de tornar a escola um ambiente acolhedor e efetivamente educativo para todos.

Portanto, ao analisar cada afirmação, concluímos que as proposições I, II e V estão alinhadas com os princípios e as práticas da Educação Inclusiva, tornando a alternativa C a correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O pocesso de Educação inclusiva compreende os seguintes aspectos:

 

I. A Educação Especial tradicionalmente se configurou como um sistema paralelo e segregado de ensino, voltado para o atendimento especializado de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem e / ou de comportamento, e altas habilidades. Contudo, a partir das últimas décadas, em função de novas demandas e expectativas sociais, os profissionais da área têm se voltado para a busca de outras formas de educação escolar com alternativas menos segregativas de absorção desses educandos nas redes de ensino.

 

II. A Política de Educação Inclusiva diz respeito à responsabilidade dos governos e dos sistemas escolares de cada país com a qualificação de todas as crianças e jovens no que se refere aos conteúdos, conceitos, valores e experiências materializadas no processo de ensino-aprendizagem escolar, tendo como pressuposto o reconhecimento das diferenças individuais de qualquer origem (GLAT e BLANCO, 2007, p. 16)

 

III. A Educação Inclusiva significa um novo modelo de escola em que é possível o acesso e a permanência de todos os alunos. Sabe – se que: A escola regular, de maneira geral, não foi nem é planejada para acolher a diversidade de indivíduos, mas para a padronização, para atingir os objetivos educativos daqueles que são considerados dentro dos padrões de “normalidade” (Ibernón, 2000).

 

IV. Para tornar-se inclusiva a escola precisa formar seus professores e equipe de gestão, e rever as formas de interação vigentes entre todos os segmentos que o compõem e que nela interferem. Precisa realimentar sua estrutura, organização, seu projeto político-pedagógico, seus recursos didáticos, metodologias e estratégias de ensino, bem como suas práticas avaliativas. Para acolher todos os alunos, a escola precisa, sobretudo, transformar suas intenções e escolhas curriculares, oferecendo um ensino diferenciado que favoreça o desenvolvimento e a inclusão social. (GLAT e BLANCO, 2007, p. 16)

 

V. A Educação Inclusiva implica, portanto, um processo de reestruturação de todos os aspectos constitutivos da escola, envolvendo a gestão de cada unidade e dos próprios sistemas educacionais. 

 

Diante o processo educacional inclusivo, cabem as escolas de ensino regular desenvolver não só uma nova política educacional congregada a uma prática inclusiva, mas também o desenvolvimento de uma nova cultura escolar, pautada nos direitos humanos, em especial, ao direito de todos os alunos se beneficiarem de um ensino de qualidade, tendo como pressuposto básico o princípio de igualdade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo