Spitz (2004) identificou uma série de padrões prejudiciais ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: VUNESP Órgão: TJ-SP Prova: VUNESP - 2012 - TJ-SP - Psicólogo |
Q295325 Psicologia
Spitz (2004) identificou uma série de padrões prejudiciais de comportamento materno que se mostraram ligados a distúrbios psicotóxicos da criança. Dentre eles, pode-se citar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Rejeição primária manifesta.

Vamos entender melhor o tema da questão e explorar o porquê da alternativa B ser a correta. A questão aborda conceitos da teoria do desenvolvimento emocional infantil formulada por René Spitz. Spitz investigou como os primeiros vínculos afetivos entre mãe e filho influenciam no desenvolvimento emocional e psicológico da criança. Ele observou que certos padrões prejudiciais de comportamento materno estavam associados a distúrbios no desenvolvimento da criança, que ele chamou de "distúrbios psicotóxicos".

Rejeição primária manifesta (alternativa B) é um termo utilizado por Spitz para descrever um comportamento materno onde a mãe demonstra abertamente rejeição ao filho. Esse tipo de comportamento é extremamente prejudicial, pois a criança, especialmente nos primeiros anos de vida, depende do afeto e da aceitação para desenvolver uma sensação de segurança e autoestima. A rejeição pode levar a sérios problemas emocionais e psicológicos, incluindo insegurança, baixa autoestima e problemas de relacionamento no futuro.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A - Estabilidade de humor: A estabilidade de humor por parte da mãe é, na verdade, benéfica para o desenvolvimento infantil. Crianças que têm mães emocionalmente estáveis tendem a sentir-se mais seguras e desenvolvem uma melhor regulação emocional.

Alternativa C - Amor incondicional: O amor incondicional é extremamente positivo para o desenvolvimento da criança. Ele cria uma base segura para que a criança explore o mundo e desenvolva sua independência e autoestima de forma saudável.

Alternativa D - Ausência de valores: A ausência de valores, embora possa ter implicações em outras áreas do desenvolvimento, não é um comportamento específico estudado por Spitz em relação aos distúrbios psicotóxicos. Portanto, não se encaixa como uma resposta correta dentro do contexto da questão.

Alternativa E - Inteligência reduzida: A inteligência reduzida da mãe não é um comportamento e, portanto, não está associada aos padrões prejudiciais de comportamento materno estudados por Spitz. Esse item desvia completamente do foco da teoria de Spitz.

Entender os conceitos básicos da teoria de Spitz e a importância do vínculo afetivo inicial entre mãe e filho é crucial para responder corretamente a essa questão. Fique atento às definições específicas e aos termos utilizados nas teorias psicológicas, pois eles frequentemente são a chave para responder corretamente questões em concursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os distúrbios da personalidade materna e a relação insuficiente entre mãe e bebê provocam sérias influências psicológicas prejudiciais e fortes perturbações na criança, assim "podemos dizer que a personalidade da mãe atua como um agente provocador da doença, como uma toxina psicológica" (SPITZ, op. cit., p. 187), que podem ser geradores das doenças de carência afetiva e dos distúrbios emocionais como a rejeição primária ativa e rejeição primária passiva. A rejeição primária ativa ocorre quando a atitude materna consiste em uma rejeição global da maternidade, esta rejeição inclui a gravidez e a criança e, provavelmente, também muitos aspectos da sexualidade genital( SPITZ, op. cit., p. 189). Já a rejeição primária passiva é quando a rejeição materna não é dirigida contra a criança como um indivíduo, mas contra o fato de ela ter tido uma criança. Isto quer dizer, é uma rejeição da maternidade, e não se refere a um objeto determinado( SPITZ, op. cit., p. 191).

Fonte: http://psicolatina.org/11/relacionamiento.html

- Rejeição primária manifesta

- Superpermissividade ansiosa primária

- Hostilidade disfarçada de ansiedade

- Oscilação mimo/hostilidade

- Oscilação de humor

- Hostilidade consciente compensada 

Spitz relacionou diversas patologias da criança desencadeadas pelas atitudes maternas de:

rejeição primária manifesta (coma do recém-nascido), supermissividade ansiosa primária (cólica dos três meses) hostilidade disfarçada em ansiedade (eczema infantil), oscilação entre mimo e hostilidade (hipermotilidade), oscilação cíclica de humor (manipulação das fezes), hostilidade conscientemente compensada (hipertimia agressiva), privação emocional parcial (depressão anaclítica) e privação emocional completa (hospitalismo ou marasmo).

Resposta Letra B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo