Considere que resíduos de agrotóxicos tenham sido encontrado...
DL50 é a dose de uma substância administrada por via oral, por contato ou por via inalatória, que é letal para 50% dos organismos submetidos à experimentação.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: certo
Explicando a mesma coisa com palavras diferentes:
"Na maioria das vezes, o efeito de resposta sobre os testes em animais que é usado para construir a curva dose-resposta é a morte. A dose que se mostra letal para 50% da população de animais testados é chamada de valor de DL da substância."
Sim, você está correto. A DL50, ou Dose Letal 50, é uma medida padrão utilizada em toxicologia para avaliar a toxicidade aguda de uma substância. Ela representa a dose ou concentração de uma substância que é letal para 50% dos organismos (geralmente ratos ou camundongos) submetidos a um determinado experimento quando administrada por via oral, por contato ou por via inalatória. A DL50 é expressa em miligramas de substância por quilograma de peso corporal (mg/kg) e é uma forma de quantificar a toxicidade aguda de uma substância em um curto período de tempo.
Quanto menor for a DL50 de uma substância, mais tóxica ela é considerada. As informações obtidas por meio de testes de DL50 são usadas para avaliar os riscos para a saúde humana e o meio ambiente e para estabelecer limites de exposição ocupacional e ambiental a substâncias químicas. É importante observar que, devido a preocupações éticas e avanços na ciência, métodos alternativos aos testes com animais estão sendo cada vez mais desenvolvidos e adotados para avaliar a toxicidade de substâncias.
Errei porque achei que era por via oral ou cutânea exclusivamente
DLé a dose de uma substância administrada por via oral, por contato ou por via inalatória, que é letal para 50% dos organismos submetidos à experimentação.
Produtos técnicos
• Estudos toxicológicos e de toxicocinética: toxicidade oral aguda (DL50 oral); toxicidade cutânea aguda (DL50 cutânea); toxicidade inalatória aguda (CL50 inalatória); corrosão/irritação cutânea aguda; corrosão/irritação ocular aguda; sensibilização cutânea e respiratória; estudos relativos à absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME) em mamíferos.
Produtos formulados
• Estudos toxicológicos: toxicidade oral aguda (DL50 oral); toxicidade cutânea aguda (DL50 cutânea); toxicidade inalatória aguda (CL50 inalatória); corrosão/irritação ocular aguda; corrosão/irritação cutânea aguda; sensibilização cutânea e respiratória.
A classificação toxicológica dos agrotóxicos se baseia na toxicidade aguda definida pelos parâmetros DL50 oral, DL50 cutânea e CL50. A DL50 oral e a DL50 cutânea indicam as doses letais (por absorção oral e cutânea, respectivamente) que provocam morte de 50% dos animais no ensaio de toxicidade aguda.
9. (CETREDE - Prefeitura de Aquiraz, CE - 2017) Analise as afirmativas a seguir sobre agrotóxicos.
II. Dose Letal 50 (DL 50) refere-se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais (ratos, cobaias
ou coelhos) submetida a testes de laboratório.
Comentário:
A afirmativa II está correta, pois a DL50 indica a dose que leva metade dos indivíduos do ensaio à morte.
11. (FUNDATEC - Prefeitura de Charqueadas, RS - 2011) Sobre as características de defensivos agrícolas,
pode-se afirmar que:
II. O índice “Dose Letal 50” (DL50) é utilizado para quantificar a toxidez potencial de um defensivo, referindo-
se à dose capaz de matar 50% de uma população de animais submetidos a teste de laboratório.
III. O índice “Dose Letal 50” (DL50) não se relaciona à eficiência do defensivo.
Comentário:
A afirmativa II está correta, pois o parâmetro toxicológico DL50 representa a dose do produto que leva metade dos organismos do ensaio à morte.
A afirmativa III está correta, pois a DL50 é um parâmetro de toxicidade aguda.
Fonte: PDF do Estratégia Concursos.
Gabarito: Certo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo