De acordo com Kamii (1990, p. 25), sobre a aquisição do conc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274599 Pedagogia
De acordo com Kamii (1990, p. 25), sobre a aquisição do conceito de número pela criança, a visão de Piaget contrasta com a crença de que existe um “mundo dos números”, em direção ao qual toda criança deve ser socializada. Pode-se afirmar que há consenso a respeito da soma de 2+3, mas nem o número, nem a adição estão “lá fora”, no mundo social, para serem transmitidos pelas pessoas. Pode-se ensinar as crianças a darem a resposta correta para 2+3, mas não será possível ensinar-lhes diretamente as relações subjacentes a esta adição. Considerando o pensamento de Piaget sobre essa questão, podemos afirmar que:

I- O número não pode ser ensinado através da transmissão social, pois, no social, os conceitos podem variar de cultura para cultura e é preciso que a criança seja auxiliada por adultos para construir o conhecimento social.

II- O número deve ser resultado do conhecimento lógico-matemático que a própria criança criou internamente, a partir da abstração reflexiva.

III- O número pode ser ensinado somente por meio da abstração empírica, que se dá através da observação dos objetos. O número é construído de forma coletiva e social.

A alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) CORRETA(S) é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a C - I e II apenas.

Para entender essa questão, precisamos discutir as ideias de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e a aquisição de conhecimento matemático. Piaget, um renomado psicólogo e epistemólogo suíço, propôs que o conhecimento matemático é construído internamente pelas crianças, por meio de sua interação com o ambiente. De acordo com sua teoria, o conhecimento não é simplesmente transmitido de uma pessoa para outra, mas construído ativamente pelo indivíduo.

A afirmação I está correta porque reflete o pensamento piagetiano de que os conceitos numéricos não são objetos estáticos que podem ser ensinados apenas através da transmissão social, uma vez que eles podem variar de acordo com diferentes culturas. Piaget acreditava que o conhecimento é construído individualmente, embora possa ser auxiliado pelo contexto social e pela interação com os adultos.

A afirmação II também está correta e destaca um aspecto central da teoria de Piaget, que é a ideia de que o número e os conceitos matemáticos são resultados de um conhecimento lógico-matemático construído internamente pela criança. A abstração reflexiva é um processo através do qual a criança reflete sobre suas próprias ações e as coordena mentalmente, levando à construção de conceitos matemáticos.

Por outro lado, a afirmação III é incorreta. Piaget não defendia que o número é construído apenas pela observação de objetos (abstração empírica) ou de forma coletiva e social. Ele enfatizava que a abstração empírica, por si só, não é suficiente para a construção do conhecimento matemático, que depende essencialmente de processos internos de pensamento.

Portanto, a resposta correta é a que reconhece que o número não é algo simplesmente ensinado por transmissão social (afirmação I) e que o conhecimento matemático é fruto de uma construção lógica interna da criança (afirmação II), ou seja, a C - I e II apenas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: C

Na abstração empírica a criança retira do objeto observável, informações. Logo, o item 3 está errado, pois o número não existe concretamente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo