Julgue o item abaixo, acerca das atribuições dos ministros d...
Aos ministros de Estado compete referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da República, bem como expedir instruções para a execução de leis, decretos e regulamentos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (30)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre as atribuições dos ministros de Estado, especificamente sobre a competência para referendar atos e decretos do presidente da República e expedir instruções para execução de leis, decretos e regulamentos.
Tema Jurídico Abordado: A questão trata do Poder Executivo, mais especificamente das funções dos ministros de Estado, conforme definido na Constituição Federal de 1988.
Legislação Aplicável: O artigo 87, inciso I, da Constituição Federal estabelece que aos ministros de Estado compete, entre outras funções, referendar os atos e decretos assinados pelo presidente da República. Além disso, eles têm a responsabilidade de expedir instruções para a execução de leis, decretos e regulamentos.
Exemplo Prático: Imagine que o presidente da República assina um decreto que regulamenta a implementação de uma nova política pública. Para que esse decreto tenha validade, o ministro responsável pela área relacionada a essa política deve referendá-lo, ou seja, dar sua anuência oficial e assinar junto com o presidente.
Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa correta é a alternativa C - certo. Isso ocorre porque a questão descreve com precisão as atribuições dos ministros de Estado, conforme disposto no artigo 87 da Constituição Federal. Eles têm a função de referendar atos presidenciais e expedir instruções necessárias para a implementação de normas legais.
Pegadinhas no Enunciado: A questão pode parecer complexa para quem não está familiarizado com os detalhes das funções dos ministros de Estado. Uma dica é sempre lembrar que os ministros atuam como auxiliares diretos do presidente e, por isso, têm um papel fundamental em validar e operacionalizar suas decisões.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.
Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:
I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República;
II - expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos;
QUESTÃO CORRETA.
Acrescentando:
Ministros de Estado EXPEDEM instruções (para execução das leis), decretos e regulamentos.
--> NÃO EDITAM DECRETOS.
Significado de referendar:
V.t. Assinar um documento qualquer como responsável.
Assinar o ministro, abaixo da assinatura do chefe do poder executivo, um documento legal, como condição para que este se publique e se execute.
Aceitar a responsabilidade de alguma coisa já aprovada por outrem, concorrendo assim para que ela se realize ou se cumpra.
http://www.dicio.com.br/referendar/
Complementando:Em que se pese, a doutrina dominante sustentada pelo prof JOSÉ AFONSO DA SILVA, para quem: "o referendo ministerial" é de pouca validade, não interfere na validade do ato. Se ele não assinar, nem por isso o ato deixará de valer e ter eficiência."
Em suma: Pensamos que a referenda tem a função de trazer a responsabilidade solidária ao Ministro pelos atos referenciados, MAS SUA AUSÊNCIA NÃO INTERFERE NA VALIDADE OU EFICÁCIA DO ATO.
DIREITO CONSTITUCIONAL DESCOMPLICADO, PG 648.
Para contribuir:
Ministros de Estado
São auxiliares do Presidente da República na função de governar. São nomeados de acordo com a livre vontade do Presidente da República (cargo de livre nomeação e exoneração). São requisitos para o exercício do cargo de Ministro de Estado:
- ser brasileiro (independentemente de Nato ou Naturalizado);
- maior de 21 anos; e
- em pleno gozo dos direitos politicos.
Fonte: Fabricio Sarmanho e Eduardo Muniz, Ed Vestcon
"O poder regulamentar deferido aos ministros de Estado, embora de extração constitucional, não legitima a edição de atos normativos de caráter primário, estando necessariamente subordinado, no que concerne ao seu exercício, conteúdo e limites, ao que prescrevem as leis e a CR. A competência regulamentar deferida aos ministros de Estado, mesmo sendo de segundo grau, possui inquestionável extração constitucional (CF, art. 87, parágrafo único, II), de tal modo que o poder jurídico de expedir instruções para a fiel execução das leis compõe, no quadro do sistema normativo vigente no Brasil, uma prerrogativa que também assiste, ope constitutionis, a esses qualificados agentes auxiliares do chefe do Poder Executivo da União. As instruções regulamentares, quando emanarem de ministro de Estado, qualificar-se-ão como regulamentos executivos, necessariamente subordinados aos limites jurídicos definidos na regra legal a cuja implementação elas se destinam, pois o exercício ministerial do poder regulamentar não pode transgredir a lei, seja para exigir o que esta não exigiu, seja para estabelecer distinções onde a própria lei não distinguiu, notadamente em tema de direito tributário. Doutrina. Jurisprudência. Poder regulamentar e delegação legislativa: institutos de direito público que não se confundem. Inocorrência, no caso, de outorga, ao ministro da Fazenda, de delegação legislativa. Reconhecimento de que lhe assiste a possibilidade de exercer competência regulamentar de caráter meramente secundário." (ADI 1.075-MC, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 17-6-1998, Plenário, DJ de 24-11-2006.)
Complementando o comentário abaixo:
- Para Ministro da Defesa
- É necessário ser brasileiro nato*
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo