O excerto do texto “Tendo em vista que um dos focos da campa...
Campanha João Cidadão será lançada pelo MP em Goiás
nesta quinta-feira
(Arte de divulgação da Campanha João Cidadão)
Sensibilizar para a importância do desenvolvimento de uma cultura de direitos humanos no país, por meio da difusão de conteúdo formativo e informativo sobre o exercício dos direitos fundamentais, a atuação do Ministério Público na defesa desses direitos e o funcionamento do sistema de justiça. Esse é um dos principais objetivos da Campanha João Cidadão, idealizada pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que será lançada em Goiás nesta quinta-feira (20/4/2017), no auditório do Ministério Público de Goiás (MP-GO).
A iniciativa de divulgar e replicar o projeto no Estado é dos Centros de Apoio Operacional da Educação, da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos do MP, que organizaram o evento de lançamento. A solenidade acontecerá das 8h30 às 12 horas. Tendo em vista que um dos focos da campanha é justamente envolver o público jovem na discussão do tema, sobretudo no ambiente escolar, a programação do evento foi organizada para acolher a participação de cerca de 200 alunos da rede estadual de educação.
Programação
A abertura do evento, às 9 horas, será feita pelo procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, e pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) dos Direitos Humanos, Patrícia Otoni, logo após a apresentação cultural do grupo Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). Em seguida, a partir das 9h30, a coordenadora do CAO Educação, Liana Antunes Vieira Torminn, fará a apresentação da campanha.
Às 10 horas, o grupo Ciranda da Arte fará a contação da história João Cidadão. Logo a seguir, às 10h30, será apresentado o painel Educação Fiscal, por José Humberto Correa, do Grupo Estadual de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda. Concluindo a programação, o grupo Sonho Teatro e Ritual encenará a peça Tudo Pode Mudar.
No evento, também será feita a distribuição de exemplares da cartilha da campanha, elaborada pela Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do CNMP (Texto: Ana Cristina Arruda e Cristina Rosa/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Arte: CNMP).
Fonte: http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/campanha-joao-cidadao-sera-lancada-pelo-mp-em-goias-nesta-quintafeira--2#.WPkgNLi1v4Y; acesso em 20 de abril de 2017.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão de interpretação de texto, que pede para justificar um excerto específico. O trecho a ser considerado é: “Tendo em vista que um dos focos da campanha é justamente envolver o público jovem na discussão do tema, sobretudo no ambiente escolar (...)”.
O objetivo aqui é identificar qual alternativa explica melhor esse foco da campanha.
Alternativa A: A programação do evento ter sido organizada para acolher a participação de cerca de 2 centenas de alunos da rede estadual de educação.
Comentário: Essa é a alternativa correta, pois diretamente relaciona o foco em envolver jovens, especialmente em ambiente escolar, ao fato de que o evento foi planejado para receber alunos da rede estadual. A presença desses alunos no evento reforça o objetivo de engajá-los no tema.
Alternativa B: O evento ser realizado no período da manhã, facilitando o acesso dos jovens.
Comentário: Embora o período da manhã possa ser conveniente, o texto não menciona que essa escolha se relaciona ao foco da campanha em envolver jovens no ambiente escolar.
Alternativa C: A programação ter sido organizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Comentário: A organização pela CNMP não está diretamente ligada ao envolvimento do público jovem, mas sim à gestão do evento. Portanto, não justifica o foco mencionado.
Alternativa D: A cartilha ser distribuída para pessoas que aprenderam recentemente a ler, tornando-a muito mais produtiva.
Comentário: A distribuição de cartilhas para novos leitores não é mencionada no texto como parte do foco em jovens no ambiente escolar, o que torna essa alternativa inadequada.
Alternativa E: O evento ser realizado no Estado de Goiás, em vez de outro Estado da Federação.
Comentário: A localização do evento em Goiás não é ligada ao envolvimento do público jovem, mas sim à organização específica do evento naquela região. Não atende ao critério de justificar o foco mencionado.
Para responder a questões de interpretação como esta, é essencial identificar palavras-chave que se conectem diretamente ao que é perguntado. Neste caso, "envolver o público jovem" e "ambiente escolar" são as pistas fundamentais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Tendo em vista que um dos focos da campanha é justamente envolver o público jovem na discussão do tema, sobretudo no ambiente escolar, a programação do evento foi organizada para acolher a participação de cerca de 200 alunos da rede estadual de educação."
Resposta: A
Relação de causa e consequência
Lembre logo: "O fato de (causa) faz/fez com que (consequência)"
Tendo em vista (fez com que) um dos focos da campanha é justamente envolver o público jovem na discussão do tema, sobretudo no ambiente escolar, (O fato de) a programação do evento foi organizada para acolher a participação de cerca de 200 alunos da rede estadual de educação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo