O modelo racional-legal tem como característica limitar o nú...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q260125 Administração Pública
Julgue os itens seguintes, a respeito da administração pública e das convergências entre a gestão pública e a gestão privada.

O modelo racional-legal tem como característica limitar o número de regras e normas de modo a deixar a organização desenvolver suas atividades de forma mais racional e otimizada.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO  

 O MODELO BUROCRÁTICO , RACIONAL , TEM COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL O USO DE VÁRIAS NORMAS , LEIS , PROCEDIMENTOS E TAMBÉM ,DENTRO  DA ADM MECANICISTA , DA CENTRALIZAÇÃO DO SERVIÇO SEM DEIXAR MARGEM DE ATUAÇÃO DELEGATÓRIA . 

AS REGRAS NÃO SÃO LIMITADAS , MAS SIM USADAS COM FREQUÊNCIA E DE MANEIRA ILIMITADA .
O poder racional legal surgiu com o modelo burocrático e veio justamente fazer o contrário do que diz a questão. Como forma de combater a corrupção e o nepotismo do modelo patrimonialista, o poder racional legal criou várias normas e regras legais.
CARÁTER LEGAL DAS NORMAS E REGULAMENTOS =>A burocracia é uma organização ligada por normas e regulamentos previamente estabelecidos por escrito. É uma organização baseada em um tipo de legislação própria (como a Constituição para o Estado, os estatutos para a empresa privada, etc.). É justamente esse formato que define antecipadamente como a organização burocrática deverá funcionar.
Essas normas e regulamentos são escritos. São exaustivos porque procuram cobrir todas as áreas/ações da empresa, prever todas as ocorrências e conseguir enquadrá-las em um esquema previamente definido e capaz de regular tudo o que ocorre dentro da empresa. As normas e regulamentos são racionais porque são coerentes com os objetivos. A burocracia é uma estrutura social racionalmente organizada. As normas e regulamentos são legais porque conferem às pessoas investidas da autoridade um poder coercitivo sobre seus subordinados e também os meios capazes de impor a disciplina. As normas e regulamentos são escritos para assegurar interpretação unívoca e sistemática. Assim, economizam esforços e possibilitam a padronização dentro da organização.
 
 
 
O modelo de Administração burocrático foi idealizado por Max Weber, sociólogo alemão. A burocracia, de acordo com Weber, seria uma forma de dominação.Weber descreve os tipos puros de dominação com base na vigência de sua legitimidade, que pode ser, primordialmente:

a) Dominação Racional(Legal): baseada na crença, na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação;

b) Dominação Tradicional: baseada na crença cotidiana, na santidade das tradições desde sempre e na legitimidade daqueles que, em virtude dessas tradições, representam a autoridade;

c)Dominação Carismática:
baseada na veneração extracotidiana da santidade, do poder heróico ou do caráter de uma pessoas e das ordens por esta reveladas ou criadas.
podia cair uma assim na prova rsrsrsrsrsrsrsrs, gente esse tipo de questão não dá para errar!!!

Características do modelo racional-legal :
pessoas obedecem regras e estatutos
divisão do trabalho
especialização
hierarquia
regras escritas
formalização das comunicações 
competência técnica ( seleção e promoção)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo