Considere as asserções abaixo, relativas à estrutura composi...
I. Alia-se ao discurso normativo o estilo de um gênero que pede segmentos expositivos, como o caput do Art. 1o da Lei para Educação Ambiental; entretanto, como acontece no Art. 10 da Lei no 5.197, ocorrem expressões de interdição como são proibidas. II. Articulam-se as partes dos textos sem a coesão feita por procedimentos linguísticos; para compor a estruturação superficial do texto bastam os números dos artigos, o símbolo §, indicador de parágrafo, os algarismos romanos, indicadores de incisos. III. É promovida a remissão anafórica no caput do artigo 225 da Constituição Federal por meio do uso do pronome oblíquo de terceira pessoa, o, em defendê-lo, preservá-lo; a considerável distância entre o termo retomado (meio ambiente) e a forma remissiva aumenta a complexidade do ato de leitura.
Está correto o que se afirma APENAS em
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No final do item III está: ... a forma remissiva aumenta a complexidade do ato de leitura.
Aumenta a complexidade mesmo ?
No que concerne ao item III é mister que a análise a respeito do aumento da complexidade da leitura seja feita com prudência e sagacidade.
Nós, concurseiros, muitos, como eu, formados em Direito, teríamos dificuldade em ler em função dos motivos apresentados pela assertiva III? Evidente que não.
Entretanto, precisamos avaliar a referida dificuldade em um plano macro, nos despindo de qualquer subjetivismo, a fim de que julguemos essa questão sob um ponto de vista impessoal, nos afastando de valores idiossincráticos.
Portanto, entendo que, muitas pessoas, quiçá a maioria, teriam sim dificuldades no ato de leitura do aludido dispositivo constitucional em função da precária e pífia escolaridade que as pessoas ostentam no Brasil.
É evidente que, além da péssima escolaridade, outros fatores poderiam ser utilizados para fundamentar a resposta. A ideia é nos afastarmos de um ponto de vista meramente pessoal.
"Nossa vitória não será por acidente".
GABA:C
São chamados de pronomes anafóricos aqueles que estabelecem uma referência dependente com um termo antecedente, é uma palavra herdada do grego “anaphorá” e do latim “anaphora”.
Termo ou expressão que, em um texto ou discurso, faz referência direta ou indireta a um termo anterior. O termo anafórico retoma um termo anterior, total ou parcialmente, de modo que, para compreendê-lo dependemos do termo antecedente.
Exemplos de ANÁFORA:
João está doente. Vi-o na semana passada.
(pronome “o” retoma o termo “João”.)
Maria é uma moça tão bonita que assusta. Essa sua beleza tem um quê de mistério.
(o pronome “essa” faz referência à beleza de Maria, ideia que se encontra implícita no enunciado anterior.)
Por sua vez, os pronomes catafóricos são aqueles que fazem referência a um termo subsequente, estabelecendo com ele uma relação não autônoma, portanto, dependente. Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência.
Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA:
A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado.
(O pronome “o” faz referência ao termo subsequente “João”, de modo que só se pode compreender a quem o pronome se refere quando se chega ao termo de referência.)
Os nomes próprios mais utilizados na língua portuguesa são estes: João, Maria e José.
(Neste caso o pronome “estes” faz referência aos termos imediatamente seguintes “João, Maria e José”.)
Podemos dizer que a catáfora é um tipo de anáfora, pois estabelece os mesmos tipos de relação coesiva entres os termos, porém o termo anafórico se encontra antes do termo referente, acontecendo exatamente o contrário nas demais tipos de anáforas.
Simplificando:
Anáfora - retoma por meio de referência um termo anterior. Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.
Fonte:
https://www.infoescola.com/portugues/anafora-e-catafora/
Letra C.
Tasso, pegue leve conosco! Somos meros mortais.
Não entendi a questão e nem o que o Tasso explicou. Socorrrrrrr
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo