Para o estudo em questão, recomenda-se a técnica de amostra...
Deseja-se fazer um estudo para verificar o tempo médio que determinados processos levam para serem finalizados. Apesar de os dados estarem em um sistema, para saber a data de início e fim do processo (caso esteja finalizado), é necessário acessar uma parte específica do sistema, para cada processo. Dessa forma, o trabalho pode ser otimizado a partir da consulta a uma amostra de processos.
Com relação à situação hipotética apresentada, sabendo que existem 50 mil processos no sistema, e que P(z > 1,96) = 0,025, P(z > 1,645) = 0,05 e P(z > 1,28) = 0,1, julgue o item seguinte.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A amostragem aleatória simples (AAS) é técnica amostral em que todos os elementos populacionais têm exatamente a mesma probabilidade de serem selecionados para a composição da amostra. Em contraste com outras técnicas de amostragem, como a amostragem por conglomerados ou a amostragem estratificada, a população não é subdividida em grupos, sendo cada elemento amostral extraído diretamente da população "crua".
Feita essa observação concluímos que a primeira parte da assertiva está correta: não existem grupos específicos na população a ser analisada, recomendando-se portanto a AAS.
A parte final da assertiva diz respeito ao custo. Embora a população em questão seja consideravelmente grande (50 mil processos), todos os dados estão em um sistema informatizado. Assim, o custo de seleção é virtualmente zero.
Correta portanto a assertiva: recomenda-se a amostragem aleatória simples, pois não há grupos na população para que seja feita algum tipo de subdivisão, e o custo da amostragem é irrelevante.
Gabarito: CERTO.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo