Uma empresa, ao utilizar o BSC, pode incluir um objetivo vol...
balance scorecard (BSC), gestão de projetos e modelagem
organizacional.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fonte: Professor Wendell Léo Castellano
BSC
1) Surgiu da necessidade das empresas de executarem suas estratégias de forma clara e objetiva;
2) 3 grupos de ações: ESTRATÉGICAS, OPERACIONAIS E ORGANIZACIONAIS;
3) FERRAMENTA PARA MENSURAR DESEMPENHO;
4) INOVAÇÃO DOS MEDIDORES DE DESEMPENHO;
5) 4 PERSPECTIVAS : FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
6) Engloba controle operacional de CURTO PRAZO a uma visão de LONGO PRAZO do negócio;
7) Integração dos Sistemas Corporativos;
8) VISÃO SISTÊMICA E SINÉRGICA;
9) É UM MODELO QUE PODE SER MOLDADO conforme a empresa ( Caso da questão em tela)
Espero ter contribuído....A dificuldade é para todos...
“O BSC é mais do que um sistema de medidas, devendo também, traduzir a visão e a estratégia de uma unidade de negócios em objetivos e medidas tangíveis, que representam o equilíbrio entre indicadores externos voltados para acionistas e clientes, e medidas internas dos processos críticos, de inovação, aprendizado e crescimento. O importante é o equilíbrio entre as medidas de resultado, as consequências dos esforços do passado, e os vetores de desempenho futuro.
BSC – perspectivas e indicadores essenciais
a) como atendemos aos interesses dos acionistas?
1 – Perspectiva financeira
* retorno sobre investimento/ valor econômico agregado;
* lucratividade;
* aumento/ mix de receitas
* redução de custos/ aumento de produtividade
Na perspectiva financeira, as medidas financeiras indicam se a empresa está obtendo êxito com as estratégias definidas. Em geral, esse êxito é medido pela sua lucratividade, pelo seu crescimento e pelo incremento do valor para o acionistas (Shareholder Value). Se os indicadores financeiros não mostram o esperado, pode haver problemas na execução, na implementação, ou até mesmo na definição das estratégias. “ Apostila Vestcon
“A gestão financeira eficaz deve abordar tanto o lucro quanto o risco. Objetivos relacionados a crescimento, lucratividade e fluxo de caixa enfatizam sempre os melhores retornos sobre o investimento. Mas as empresas devem equilibrar os retornos esperados com o gerenciamento e o controle do risco. Por isso, muitas empresas incluem em sua perspectiva financeira um objetivo voltado para a dimensão de risco da estratégia - por exemplo, a diversificação das fontes de receita, evitando a dependência de um restrito grupo de clientes, ou de uma única linha de negócios, ou de uma determinada região geográfica. Em geral, o gerenciamento de risco é um objetivo acessório que deve complementar o retorno esperado definido pela estratégia da unidade de negócios.”
Joede da Silva Pimentel (http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/clad/clad0038541.pdf )
PODER, pode, pode tudo! a empresa é privada, se ela quiser analisar a quantidade de sombra no pátio e colocar como perspectiva financeira e der errado, problema é dela. Correto.
CERTO.
A meu ver, a inclusão de uma dimensão de riscos da estratégia na perspectiva financeira é equivocada. Por se tratar de uma dimensão estratégica, a perspectiva adequada seria a de aprendizado e crescimento, pois se trata de uma perspectiva que constitui a base para a sustentabilidade da empresa a longo prazo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo