Uma das características mais marcantes da era contemporânea ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q834652 Geografia

Uma das características mais marcantes da era contemporânea é o agrupamento de países em blocos econômicos regionais no contexto da estratégia das grandes potências e das empresas multinacionais de consolidarem um novo ciclo expansionista internacional.


Considerando a importância dos blocos regionais na organização do espaço mundial na contemporaneidade, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Alternativa E

Vamos entender a importância dos blocos econômicos regionais na organização do espaço mundial contemporâneo. Este tema envolve a análise de como os países se agrupam para fomentar o comércio, a economia e, muitas vezes, a integração política. Para resolver essa questão, é essencial que o aluno compreenda as principais características e objetivos dos principais blocos econômicos.

A alternativa E está correta. A criação do Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL) foi em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção. Este tratado estabeleceu a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países-membros através da eliminação gradativa das barreiras tarifárias e não tarifárias e do estabelecimento de uma tarifa comum em relação aos países de fora do MERCOSUL.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Esta alternativa apresenta um erro ao afirmar que a União Europeia está no estágio de União Aduaneira. Na realidade, a União Europeia está em um estágio mais avançado, conhecido como União Econômica e Monetária, que inclui a adoção de uma moeda comum (o euro) por parte dos países que fazem parte da Zona do Euro.

B - O NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), criado em 1992, é um acordo de livre comércio e não um Mercado Comum. Um Mercado Comum implicaria uma integração mais profunda, incluindo a livre circulação de pessoas, algo que o NAFTA não proporciona.

C - Não existe um bloco econômico formal denominado de "Tigres Asiáticos" com as características descritas. Além disso, a afirmação de que esse bloco seja uma União Aduaneira é incorreta. Os Tigres Asiáticos referem-se a economias específicas (Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan) que tiveram um rápido crescimento econômico, mas não formam um bloco econômico com política aduaneira comum.

D - A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) não é um Mercado Comum. A CEI é uma organização regional que reúne alguns ex-países soviéticos, mas a integração econômica entre eles não chegou ao ponto de estabelecer um mercado comum, que exigiria livre comércio de bens, serviços e fatores de produção.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A - UE possui 28 países membros atualmente

B - NAFTA - Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994.

C - Japão não integra os Tigres Asiáticos ((Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan)

D - A CEI tem 11 países (Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão)

 

UE não é união aduaneira. Está em um estágio bem mais avançado de integração.

NAFTA está bem longe de ser um mercado comum. É somente uma área de livre comércio.

MERCOSUL - Mercado Comum do Sul e não "Mercado Comum do Cone Sul", como a assertiva dá a entender. A questão deveria ser anulada.

 a) A União Europeia é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. É um dos exemplos de blocos mais avançados apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos. Atualmente são 28 países membros. Com a UE permitiu-se a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas por meio da eliminação dos controles das fronteiras entre os países da UE, abolindo barreiras físicas, jurídicas e burocráticas. A União Europeia torna a Europa praticamente como se fosse um país único. O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a União Europeia.

 

 b) O Acordo de Livre Comércio da América do Norte(NAFTA) foi assinado pelos líderes de: Canadá, México e EUA em 7 de outubro de 1992, porém somente entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 1994. O NAFTA criou uma zona de livre comércio na qual tarifas e certas outras barreiras ao comércio de bens e serviços e recursos financeiros serão gradualmente eliminadas. 

 

 c)  O termo Tigres Asiáticos ou Quatro Tigres Asiáticos refere-se às economias desenvolvidas: Hong Kong; Coreia do Sul; Singapura; Taiwan. Esses territórios e países localizados no sudeste da Ásia apresentaram grandes taxas de crescimento e rápida industrialização entre as décadas de 1960 e 1990. Este bloco econômico ficou conhecido pela criação de políticas que potenciaram a industrialização, havendo um aumento enorme na produtividade. Estes países se especilizaram na produção e exportação para outros países industrializados, alcançando um elevado desenvolvimento econômico.

 

 d)  A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) é uma organização intergovernamental composta por 11 das 15 ex-repúblicas que formavam a União Soviética. Estes países possuem laços políticos, econômicos e militares. A CEI não é um bloco econômico, pois não há acordos e políticas comerciais comuns entre os países membros. Além de não haver integração econômica, não há também legislação comercial comum, assim como redução ou isenção de tarifas alfandegárias entre os países membros. Os acordos de livre comércio que ocorrem geralmente são bilaterais.

 

 e) Em 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção, foi criado o Mercado Comum do Cone Sul (MERCOSUL). Esse tratado estabeleceu a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países-membros através da eliminação gradativa das barreiras tarifárias e não tarifárias e do estabelecimento de uma tarifa comum em relação aos países de fora do MERCOSUL. 

O famoso TEC, Tarifa Externa Comum, para países não membros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo