Para determinar o tamanho do software, de acordo com a AFP, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q566696 Engenharia de Software
Para determinar o tamanho do software, de acordo com a AFP, devem ser seguidos procedimentos de contagem compostos por várias etapas. Na etapa de contagem das funções de transação, são definidas as Entradas Externas (EE), Saídas Externas (SE) e Consultas Externas (CE). Dentre os exemplos de CE estão
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - as operações de recuperação de e-mail de uma mailbox.

A Análise de Pontos de Função (APF), ou Function Point Analysis (FPA) em inglês, é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, que se baseia na quantificação das funcionalidades fornecidas ao usuário. As funções de transação, que são parte desta medição, incluem as Entradas Externas (EE), Saídas Externas (SE) e Consultas Externas (CE).

As Consultas Externas (CE) são caracterizadas pela solicitação de dados por parte do usuário e a consequente resposta do sistema, sem que haja a necessidade de alteração de dados. Geralmente, estão ligadas a operações de consulta ou recuperação de dados que não envolvem processamentos complexos.

Considerando essas definições, a alternativa E está correta, pois exemplifica uma operação típica de consulta externa, onde um usuário recupera informações do sistema, nesse caso, e-mails de uma caixa de e-mails. Isso está em conformidade com o conceito de CE, já que representa uma solicitação de dados pelo usuário e uma resposta imediata do sistema que não altera os dados ao realizá-la.

Os conhecimentos necessários para resolver essa questão envolvem entender a classificação das funções de transação dentro da técnica de Análise de Pontos de Função e identificar o que caracteriza uma Consulta Externa em contraste com as outras funções, como Entradas e Saídas Externas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Uma consulta Externa representa a necessidade de processamento de consultas da aplicação sendo uma combinação de entrada/saída de dados onde uma entrada de dados causa uma recuperação e saída de dados correspondente. A lógica de processamento não deve conter fórmula matemática ou cálculo nem criar dados derivados ou atualizar nenhum ALI.


As consultas Externas são requisições de informações que para serem satisfeitas precisam que sejam combinados parâmetros de entradas e saídas permitindo a recuperação da informação solicitada pelo usuário. (Raquel , 2005)


Fonte: http://www.macoratti.net/apf_pcta.htm


A alternativa que melhor caracteriza o conceito acima é a letra E.

a) ALI

b) SE

d) SE

As consultas externas são aqueles realizadas pelo usuário, em que o sistema não utiliza nenhum tipo de cálculo para fazer isso, derivada dos dados nos arquivos de interface interna. Exemplo: relatório de todos os clientes cadastrados no sistema.

Já as saídas externas são parecidas com as consultas externas, porém utilizam cálculo interno. Exemplo: relatório de vendas mensal (no relatório conteria a média de lucro...)

 

i.      Entrada Externa (EE)

   1.       Processa dados recebidos de fora da fronteira

ii.      Saída Externa (SE)

   1.       Envia dados para fora da fronteira, mas inclui processamento adicional

   2.       Apresenta dados ao usuário + processamento extra (ex:cálculo)

   3.       Processamento extra pode ser: realizar validações, realizar cálculos matemáticos, conversão de equivalência, filtragem e seleção de dados, criação de dados derivados, alteração no comportamento do sistema, ordenação de dados.

iii.      Consulta Externa (CE)

   1.       Recupera/Envia dados para fora da fronteira sem processamento adicional

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo