O acesso venoso de longa permanência do tipo totalmente impl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2068108 Enfermagem
O acesso venoso de longa permanência do tipo totalmente implantável (ou port) é recomendado principalmente para pacientes onco-hematológicos e em pacientes em nutrição parenteral prolongada, além de outras indicações que necessitem de acesso seguro por períodos prolongados. Conforme as Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA/2017), analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Durante a punção do reservatório (port), utilizar máscara cirúrgica (profissional e paciente), e luvas estéreis, obedecendo a técnica asséptica. ( ) Quando puncionado o reservatório (port), manter a agulha por até sete dias, protegida por cobertura estéril. ( ) A punção do reservatório (port) deve ser realizada com agulha angulada, própria para uso na membrana do reservatório (agulha tipo Huber), na falta desta, utilizar agulha hipodérmica ou dispositivo com asas e cânula metálica (escalpe). ( ) Realizar antissepsia da pele com gliconato de clorexidina alcoólica > 0,5% antes de puncionar o reservatório.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O acesso venoso de longa permanência do tipo “totalmente implantável" (ou port) é recomendado principalmente para pacientes onco-hematológicos e em pacientes em nutrição parenteral prolongada. Estes dispositivos permitem a coleta de amostras de sangue e administração de drogas, hemocomponentes, antimicrobianos e contraste. Podem permanecer por meses, até mesmo por anos

I- Verdadeira -  Conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Anvisa, durante a punção do reservatório (port), utilizar máscara cirúrgica (profissional e paciente), e luvas estéreis, obedecendo a técnica asséptica.

II- Verdadeira - Conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Anvisa,  quando puncionado o reservatório (port), recomenda-se manter a agulha por até sete dias, protegida por cobertura estéril.

III- Falsa - A afirmativa propõe que a punção do reservatório (port) deve ser realizada com agulha angulada, própria para uso na membrana do reservatório (agulha tipo Huber) e  na falta desta, utilizar agulha hipodérmica ou dispositivo com asas e cânula metálica (escalpe), estando incorreta, conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Anvisa,  Não deve-se utilizar agulha hipodérmica ou dispositivo com asas e cânula metálica (escalpe).

IV- Verdadeira -  Conforme Guia Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Anvisa, deve-se realizar antissepsia da pele com gliconato de clorexidina alcoólica > 0,5% antes de puncionar o reservatório.

Gabarito: Letra B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra B, V - V - F - V. Durante a punção do reservatório (port), é recomendado o uso de máscara cirúrgica (profissional e paciente) e luvas estéreis, obedecendo a técnica asséptica. No entanto, a afirmação de que a agulha deve ser mantida por até sete dias é falsa. O reservatório (port) deve ser puncionado com agulha angulada, própria para uso na membrana do reservatório (agulha tipo Huber). A antissepsia da pele antes da punção também é recomendada. É importante que os profissionais de saúde sigam todas as medidas de prevenção de infecção para garantir a segurança do paciente.

A punção do reservatório (port) deve ser realizada com agulha angulada, própria para uso na membrana do reservatório (agulha tipo Huber). Não utilizar agulha hipodérmica ou dispositivo com asas e cânula metálica (escalpe).

ANVISA, 2017 página 66

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo