A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que o comp...
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação às competências específicas a serem desenvolvidas na Educação Física no Ensino Fundamental.
( ) Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. ( ) Estimular atitudes positivas em relação aos exercícios físicos, à prática esportiva e aos hábitos alimentares saudáveis. ( ) Propiciar oportunidades para a prática regular de atividades físicas e esportivas no contexto extraescolar. ( ) Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais. ( ) Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que o componente curricular de Educação Física deve assegurar aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas. Essas competências são fundamentais para o pleno desenvolvimento do aluno e sua capacidade de interagir com o mundo de forma saudável e construtiva.
Vamos analisar as afirmativas e identificar se são verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação às competências específicas que devem ser desenvolvidas na Educação Física no Ensino Fundamental:
(V) Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
(F) Estimular atitudes positivas em relação aos exercícios físicos, à prática esportiva e aos hábitos alimentares saudáveis não é uma competência específica da Educação Física, mas sim um objetivo transversal a diversas áreas do conhecimento.
(F) Propiciar oportunidades para a prática regular de atividades físicas e esportivas no contexto extraescolar não está diretamente ligado ao currículo do Ensino Fundamental, mas pode ser uma consequência da educação física escolar bem aplicada.
(V) Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais, é uma competência importante a ser desenvolvida pela Educação Física.
(V) Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos é fundamental para a compreensão da diversidade e da multiculturalidade das expressões corporais.
Portanto, a sequência correta, de cima para baixo, é V - F - F - V - V, correspondendo à alternativa E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.
2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.
3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.
4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.
5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.
6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.
7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.
8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.
9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.
10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo