Um estado da federação aprovou uma lei X, que estabelece ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab. A
A lei "X" é constitucional, visto que se trata de matéria afeta à competência concorrente, nos termos da CF/88 art. 24, XI.
Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
[...]
XI - procedimentos em matéria processual;
Por outro lado, a lei "Y", que dispõe sobre direito processual, só será constitucional, se houver lei complementar da União delegando a competência ao Estado, pois tal matéria é de competência PRIVATIVA da União, a qual, segundo o parágrafo único do art. 22 pode ser delegada, conforme mencionado pela questão.
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;
[...]
Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e os dispositivos constitucionais inerentes às competências dos entes federativos.
Dispõe o inciso I, do artigo 22, da Constituição Federal, o seguinte:
"Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;".
Nesse sentido, conforme o Parágrafo único, do mesmo artigo, "lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo."
Dispõe o inciso XI, do artigo 24, da Constituição Federal, o seguinte:
"Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
(...)
XI - procedimentos em matéria processual;".
Nesse sentido, dispõem os §§§§ 1º, 2º, 3º e 4º, do artigo 24, da Constituição Federal, o seguinte:
"§ 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais.
§ 2º A competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados.
§ 3º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
§ 4º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário."
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. Por a lei estadual X guardar relação com uma competência concorrente (normas específicas sobre procedimentos em matéria processual) da União, dos Estados e do Distrito Federal, a lei X é constitucional. Nesse sentido, a lei estadual Y, que dispõe sobre uma competência privativa da União (direito processual), será constitucional, apenas se houver lei complementar da União delegando a competência ao Estado.
Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme explanado no comentário referente à alternativa "a", a lei estadual Y, que dispõe sobre uma competência privativa da União (direito processual), será constitucional, apenas se houver lei complementar da União delegando a competência ao Estado.
Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois a lei estadual X é constitucional, independentemente de haver uma lei complementar da União delegando a competência ao Estado, por se tratar de uma competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal.
Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois a lei estadual X é constitucional, independentemente de haver uma lei federal dispondo sobre a matéria. No que tange à existência de uma lei federal, no âmbito da competência concorrente, tal lei federal irá se limitar a estabelecer normas gerais, sendo que a lei federal superveniente sobre tais normas gerais irá suspender a eficácia da lei estadual, apenas no que lhe for contrário.
Letra e) Esta alternativa está incorreta, pelos motivos elencados nos comentários referentes às alternativas "d" e "a".
Gabarito: letra "a".
A banca deveria ter mencionado as "questões específicas" na Lei Y, não na Lei X. Eu tentaria anular a questão.
a delegação seria de algo específico não de um assunto em geral, acho que caberia recurso nessa questão.
algum exemplo dessa situação?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo