Agentes de polícia, após obterem autorização judicial para m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q151056 Direito Penal
Agentes de polícia, após obterem autorização judicial para monitorar as conversas telefônicas mantidas por Josemar, descobriram que este havia recebido um carregamento de cocaína às 22 h e que a droga se encontrava armazenada em sua residência.

Nessa situação hipotética, os agentes de polícia
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - poderão ingressar licitamente na residência de Josemar, ainda que este não dê consentimento.

Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e analisar também as demais opções oferecidas na questão, de acordo com a Legislação Penal Especial.

A questão aborda o tema do ingresso em domicílio sem consentimento do morador. Esse é um ponto delicado e importante do Direito Penal, especialmente em situações de flagrante delito.

Justificativa da Alternativa Correta (E)

De acordo com a Constituição Federal (art. 5º, XI), a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito, desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. A situação apresentada na questão se configura como um flagrante delito, uma vez que já há a informação de que Josemar está armazenando cocaína em sua residência.

Dessa forma, os agentes de polícia podem ingressar licitamente na residência, mesmo sem o consentimento de Josemar, para evitar a consumação de um crime, garantindo a integridade da prova e a ordem pública.

Análise das Alternativas Incorretas

A) não poderão ingressar na residência de Josemar, devendo cercá-la, providenciando um mandado de busca e apreensão no plantão judiciário.
Esta alternativa está incorreta. Embora o mandado de busca e apreensão seja um meio válido, no caso de flagrante delito, a polícia tem o direito de agir sem a necessidade de esperar pela ordem judicial, para não comprometer a prova e a investigação.

B) não poderão ingressar na residência de Josemar, sob pena de incorrerem em crime de violação de domicílio.
Esta alternativa está incorreta. Como mencionado, a Constituição permite o ingresso em domicílio sem consentimento em casos de flagrante delito, o que exclui a tipificação de violação de domicílio para os agentes de polícia nesta situação específica.

C) não poderão ingressar na residência de Josemar, sob pena de ensejarem a nulidade da prova obtida.
Esta alternativa está incorreta. A prova obtida em flagrante delito é válida e não configura nulidade, pois está amparada pela exceção constitucional que autoriza a ação policial nesses casos.

D) poderão ingressar na residência de Josemar, mas tão-somente quando amanhecer.
Esta alternativa está incorreta. A limitação ao ingresso durante o dia refere-se a mandados judiciais de busca e apreensão, mas não se aplica aos casos de flagrante delito, onde a necessidade de agir imediatamente é crucial para a eficácia da operação policial.

Entendeu agora o motivo da alternativa "E" ser a correta? Espero que tenha ficado claro!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

e) visto que se encontra em flagrante delito próprio ("droga armazena em sua residencia").

LEI Nº 11.343 Art. 33.  Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar:

Pena - reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

Tráfico de drogas=crime permanente=flagrante "ter em depósito" (um dos verbos do art. 33 da Lei 11.343/06).

Além da informação-base de que o delito se prolonga no tempo -crime continuado, precisa saber que:

 A entrada forçada em domicílio sem mandado judicial só é lícita, mesmo em período noturno, quando amparada em fundadas razões, devidamente justificadas “a posteriori”, que indiquem que dentro da casa ocorre situação de flagrante delito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade, e de nulidade dos atos praticados. STF. Plenário. RE 603616/RO, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 4 e 5/11/2015 (repercussão geral) (Info 806).

Flagrante - qualquer hora!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo