A globalização e a revolução técnico-científica caracterizam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: TJ-SC Órgão: TJ-SC Prova: TJ-SC - 2010 - TJ-SC - Assistente Social |
Q65596 Geografia
A globalização e a revolução técnico-científica caracterizam o mundo contemporâneo, na nova ordem mundial.
Com relação a esses fenômenos e ao cenário global podemos assinalar que:

I. A crise econômica de 2008 que abateu sobre o sistema financeiro mundial, principalmente, nas grandes potências, coloca em evidência as críticas que questionam a globalização, no sentido de mostrar a necessidade de reestruturação de organismos internacionais e reverter as políticas neoliberais.
II. A revolução técnico-científica tem contribuído para gerar mais riquezas, aumentar o lucro das empresas do setor e por conseqüência aumentar a oferta de empregos principalmente, entre os países subdesenvolvidos.
III. Com a globalização e a revolução técnico-científica surge o que chamamos de Nova Economia que veio alterar profundamente o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. A Nova Economia reúne as empresas de computadores, a Internet, a telefonia e é a principal responsável pelo processo de internacionalização dos mercados, uma vez que forneceu as facilidades tecnológicas para que isso ocorresse.
IV. Com as inovações tecnológicas e os altos investimentos no setor estes recursos se ampliam e se multiplicam possibilitando o acesso à informação a todas as pessoas, indistintamente no cenário mundial globalizado.

Estão corretas as proposições:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a letra C, que indica que as proposições I e III estão corretas.

Vamos analisar cada uma das proposições para entender melhor por que algumas estão corretas e outras não:

I. A crise econômica de 2008 que abateu sobre o sistema financeiro mundial, principalmente, nas grandes potências, coloca em evidência as críticas que questionam a globalização, no sentido de mostrar a necessidade de reestruturação de organismos internacionais e reverter as políticas neoliberais.

Esta proposição está correta. A crise econômica de 2008 realmente acendeu debates sobre os efeitos negativos da globalização e das políticas neoliberais, sugerindo a necessidade de revisar e reestruturar organismos financeiros internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, para evitar futuras crises.

II. A revolução técnico-científica tem contribuído para gerar mais riquezas, aumentar o lucro das empresas do setor e por consequência aumentar a oferta de empregos principalmente, entre os países subdesenvolvidos.

Esta proposição está incorreta. Embora a revolução técnico-científica tenha gerado mais riquezas e aumentado os lucros das empresas, o aumento da oferta de empregos não tem sido observado principalmente nos países subdesenvolvidos. Pelo contrário, muitas vezes esses países enfrentam desafios de desemprego e precarização do trabalho devido à automação e à transferência de indústrias para regiões com mão de obra mais barata.

III. Com a globalização e a revolução técnico-científica surge o que chamamos de Nova Economia, que veio alterar profundamente o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. A Nova Economia reúne as empresas de computadores, a Internet, a telefonia e é a principal responsável pelo processo de internacionalização dos mercados, uma vez que forneceu as facilidades tecnológicas para que isso ocorresse.

Esta proposição está correta. A Nova Economia, impulsionada pela globalização e pela revolução técnico-científica, transformou significativamente o mercado de trabalho e o mundo dos negócios. Empresas de tecnologia e telecomunicações desempenharam um papel crucial na internacionalização dos mercados, tornando-se fundamentais para o desenvolvimento econômico global.

IV. Com as inovações tecnológicas e os altos investimentos no setor, estes recursos se ampliam e se multiplicam possibilitando o acesso à informação a todas as pessoas, indistintamente no cenário mundial globalizado.

Esta proposição está incorreta. Embora as inovações tecnológicas tenham ampliado o acesso à informação, o acesso não é igual para todas as pessoas no mundo. Existem grandes disparidades no acesso à tecnologia e à informação, especialmente entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, além de desigualdades dentro dos próprios países.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I - Correto! A crise voltou com a questão mercado x Estado, gerando um debate sobre o neoliberalismo. Lembrem-se que voltaram a falar de Marx e Keynes nos jornais justamente para questionar as políticas que levaram o mundo a tal crise.

II - Errado! Não há essa consequencia de empregos nos países subdesenvolvidos.

III - Correto! A "nova economia" vem bem nessa onda de ponto.com, regada de novas tecnologias, que, como podemos perceber no dia a dia, facilita a internacionalização dos mercados.

IV - Errado! A concentração ainda é marca deste mundo. Basta ver os mapas feitos sobre distribuição de tecnologias nos países, acesso à internet e censura de comunicações para percebermos que não há acesso amplo no mundo globalizado.

O item II estaria correto se o termo SUBDESENVOLVIDOS fosse substituído pela expressão EM DESENVOLVIMENTO. Fazem parte dessa denominação Brasil, China, Índia, África do Sul, dentre outros.

É interessante que os itens II e IV se anularam pelos próprios termos existente neles: Aumento de oferta de emprego e informação igualitária entre todas as pessoas, respectivamente. (RESOLVI CORRETAMENTE POR ELIMINAÇÃO).

Estão corretas as proposições I e III.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo