Julgue o item que se segue.Os princípios fundamentais estabe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2317503 Direito Constitucional

Julgue o item que se segue.


Os princípios fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil são normas programáticas, ou seja, diretrizes de ação que não possuem eficácia jurídica e não podem ser aplicados diretamente pelo Poder Judiciário. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Nesta questão espera-se que o aluno julgue a presente afirmativa como CERTO ou ERRADO. Para resolvê-la exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios fundamentais. Vejamos:

Os princípios fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil não são considerados normas programáticas. Pelo contrário, eles são normas constitucionais dotadas de eficácia plena e aplicabilidade direta. Isso significa que tais princípios podem ser aplicados diretamente pelo Poder Judiciário e têm força normativa. Normas programáticas, por outro lado, são aquelas que estabelecem programas a serem implementados pelos órgãos estatais ao longo do tempo, não tendo aplicação imediata e dependendo de medidas legislativas ou administrativas para sua efetivação.

GABARITO: ERRADO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não sao normas programáticas, possuem aplicação imediata e possuem eficácia jurídica

Gabarito: ERRADO

Uma norma programática prevê objetivos e metas a serem alcançadas no futuro, não é o caso dos princípios fundamentais, esses são normas de eficácia PLENA, ou seja, possuem aplicabilidade direta, imediata e integral. Produzem, ou ao menos possuem a possibilidade de produzir, todos os efeitos visados pelo constituinte.

De acordo com o art. 5°, §1° da CF/88: “As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata.”

Possui Eficacia Plena, aplicação imediata.

Se a norma é de eficácia plena já tem eficácia jurídica, não precisa de norma infra constitucional pra produzir efeitos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo