Um professor ao propor o estudo do texto do historiador Fern...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - História |
Q720400 Pedagogia
       Não é possível explorar a colônia sem desenvolvê-la; isto significa ampliar a área ocupada, aumentar o povoamento, fazer crescer a produção. É certo que a produção se organiza de forma específica, dando lugar a uma economia tipicamente dependente, o que repercute também na formação social da colônia. Mas, de qualquer modo, o simples crescimento extensivo já complica o esquema; a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. assim, pouco a pouco se vão revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e quanto mais o sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e quando atinge o nível de uma mecanização da indústria (Revolução Industrial), todo o conjunto começa a se comprometer porque o capitalismo industrial não se acomoda nem com as barreiras do regime de exclusivo colonial nem com o regime escravista de trabalho.
(NOVAIS, Fernando Antônio. As dimensões da independência. In: MOTA, Carlos G. 1822 – Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 23) 
Um professor ao propor o estudo do texto do historiador Fernando Novais, sobre a crise do sistema colonial, em sala de aula, tem como objetivo que os alunos compreendam que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a E. Ela aponta para a compreensão de que a crise do Antigo Sistema Colonial está intrinsecamente ligada às necessidades do modo de produção capitalista. A crise se desenrola devido à incompatibilidade entre as demandas do capitalismo industrial, que começava a se consolidar com a Revolução Industrial, e as estruturas econômicas e sociais estabelecidas pelo capital comercial durante o período colonial.

Para entender essa alternativa, é necessário conhecer a dinâmica do Antigo Sistema Colonial e como ele estava estruturado para beneficiar as metrópoles europeias, como Portugal, em detrimento de suas colônias. O sistema baseava-se no monopólio comercial (exclusivo metropolitano), na exploração de recursos naturais e no uso de mão de obra escravizada. No entanto, com o advento da Revolução Industrial, as colônias precisavam ser transformadas em mercados consumidores para os produtos industrializados e, ao mesmo tempo, fornecedoras de matérias-primas. Isto criou uma tensão, pois o Antigo Sistema Colonial não era mais adequado às necessidades do capitalismo industrial que demandava mercados mais livres e trabalho assalariado em vez de escravizado.

Portanto, a crise do Antigo Sistema Colonial teve suas raízes na transformação econômica promovida pela industrialização, onde as relações comerciais exigidas pelo capitalismo industrial não podiam ser satisfeitas pelos mecanismos do capital comercial, que regiam as colônias. Esse descompasso entre as necessidades da metrópole e as possibilidades da colônia conduziu a tensões crescentes que, por fim, contribuíram para o declínio do colonialismo tradicional e a busca por novas relações políticas e econômicas, culminando na independência das colônias.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E

a crise está diretamente relacionada com o modo de produção capitalista, cujas exigências não poderiam ser atendidas pelos mecanismos básicos do Antigo Sistema Colonial, já que este fora o instrumento do capital comercial.

a crise está diretamente relacionada com o modo de produção capitalista, cujas exigências não poderiam ser atendidas pelos mecanismos básicos do Antigo Sistema Colonial, já que este fora o instrumento do capital comercial.

LETRA E

CONTINUE ESTUDANDO... DEUS É CONTIGO.

A diferença da E pra C é por causa da expressão "modo de produção"? Pq as duas estão iguais com alterações não erradas no final

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo