Analise as afirmativas abaixo: 1. A última frase do texto c...
Texto 1
Leia o texto.
Engulo o uísque e vou caminhando. Tenho um encontro com um empresário e um americano antropólogo que está com ele. Cinema, grana, outros papos. O burguês amigo meu fala sem parar nas tragédias da lucratividade nacional. Meu amigo fala muito “deles… deles … deles”. Todo o mal do Brasil é culpa deles. O mundo e o país estão sendo destruídos por eles. Até que o americano não aguenta mais de curiosidade e pergunta: “Who are they?” (Quem são eles?) Meu amigo para, travado. Quem são eles? Aí descubro o óbvio triunfal. Eles são os outros. São as forças ocultas que desculpam nossa omissão. Grande categoria descobri: eles. Todos nós falamos da desgraça nacional como se fosse feita por outros, seres impalpáveis que são responsáveis por tudo. Eles podem ser o governo, o operariado, os americanos, os jornalistas (…)… Todos, menos eu.
(Arnaldo Jabor- adaptado)
1. A última frase do texto constitui-se em uma figura de linguagem chamada perífrase.
2. A pergunta do americano acontece por uso inapropriado dos pronomes “deles/eles”.
3. O primeiro período do texto é composto e mantém entre as orações uma relação de casualidade.
4. A frase “Se eu fracassei na vida, a culpa é da péssima educação que recebi.” ilustra o sentido da expressão “óbvio triunfal” usada pelo autor.
5. A palavra “que”, por três vezes no texto, funciona como elemento de coesão para resgate e não repetição do que foi dito anteriormente; é um pronome relativo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações verdadeiras.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Indico que não tenho certeza de que a assertiva 5 está correta, pois há quatro "que" no texto, nem todos com sentido de pronome relativo. Existe um com função de conjunção. Assim, não deve ter uma resposta correta no meu ponto de vista.
Alguém pode explicar a 1?
por que a 2 esta certa , marquei a letra e
Questão toda c4gada
Explico:
1 - ERRADO: a figura de linguagem é a Elipse, pois há omissão de termos
2 - NÃO DA PRA SABER: A questão não deixa clara sobre o uso inapropriado do pronome, não da pra saber que se é "uso inapropriado por causa das questões gramaticais" ou uso inapropriado referente "o sentido que o narrador do texto usa", no sentido de atribuir a culpa a alguém. Ficou vaga demais prejudicando a interpretação.
3 - ERRADO: A relação é de adição, não é causalidade
4 - ERRADO: Outra assertiva com problema, o tal "óbvio triunfal" se refere às pessoas atribuírem a culpa aos outros, o que não tem nada a ver com o que a questão coloca "Se eu fracassei na vida, a culpa é da péssima educação que recebi". Na verdade o texto diz o oposto da questão, no sentido de que não podemos atribuir a culpa as outras coisas, isso é o "óbvio triunfal", não é culpa "deles".
5 - ERRADO: coesão para resgate e (CERTO) não repetição do que foi dito anteriormente (ERRADO); é um pronome relativo (CERTO).
Mais uma assertiva com problema, pois o "que" é um pronome relativo, um elemento de coesão e também é um termo que faz a repetição do termo anterior por meio da retomada.
Qual seria o uso inapropriado do pronome na 2?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo