Algumas teorias são consideradas como formulações sobre a...
Em termos práticos é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Um agente público tenderá a empreender maior esforço no desenvolvimento de uma atividade quanto maior for a sua percepção de que seu desempenho nessa atividade poderá ser melhor avaliado.
A Teoria da Expectância, proposta por Victor Vroom, é um modelo de motivação que se baseia em três componentes principais:
- Expectância: é a crença que o esforço levará ao desempenho esperado;
- Instrumentalidade: é a crença de que o desempenho será recompensado ou reconhecido;
- Valência: é o valor atribuído à recompensa ou reconhecimento.
Aplicando essa teoria no contexto de servidores públicos, a motivação para realizar uma tarefa é maior quando o servidor acredita que seu esforço levará a um bom desempenho, o qual será positivamente avaliado e, por consequência, gerará uma recompensa desejada. Dessa forma, se um agente público percebe que seu esforço em uma determinada atividade será reconhecido e valorizado, ele tende a se dedicar mais a essa atividade.
Essa teoria nos ajuda a entender que a percepção do indivíduo sobre a relação entre seu desempenho e os resultados esperados (como avaliações positivas, promoções, bonificações, etc.) é um fator determinante em sua motivação para o trabalho.
Portanto, a alternativa A está correta porque reflete exatamente este princípio, enfatizando que a intensidade do esforço do agente público é influenciada pela expectativa de que seu desempenho será reconhecido e valorizado, o que está alinhado com os conceitos da Teoria da Expectância de Victor Vroom.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) CERTO. Corresponde exatamenteo ao que afirma a Teoria das Expectativas (Vroom): afirma que as pessoas são motivadas para a realização de suas atividades, esperando que certas ações auxiliarão a alcançar os resultados desejados.
b) ERRADO. Corresponde a Teoria da Equidade que tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra.
c) ERRADO. Corresponde apenas em parte a Teoria das Expectativas. A teoria, ao colocar o esforço como variável dependente do valor percebido da recompensa associa três conceitos:
1. Valor da recompensa: é o elemento final da cadeia de causas e consequências e o seu valor relativo e depende de cada pessoa. Ingressar no serviço público não interessa a um determinado indivíduo, portanto, não há valor a ser atribuído.
2. Desempenho e recompensa: é a creança de que o desempenho permite alcançar a recompensa. Se a recompensa é tornar-se servidor público é preciso passar no concurso.
3. Esforço e desempenho: componente inicial da cadeia, a crença de que o esforço produz o desempenho. Se o desempenho consiste em passar no concurso, é necessário estudar.
Além disso, baseia-se em três aspectos:
1. Expectativa (= esforço individual): é a probabilidade subjetivo de que o esforço acarretará desempenho.
2. Instrumentalidade (= desempenho individual): é a probabilidade subjetiva de que um determinado nível de desempenho acarretará certos resultados.
3. Valência (= recompensa organizacional): é a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultanto do desempenho.
Resultando na seguinte equação: Expectância x Instrumentalidade x Valência = Motivação.
d) ERRADO. Corresponde a Teoria de Equidade que afirma que a percepção individual de equidade na distribuição de recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos de referências:
1. A própria pessoa, numa situação diferente na mesma organização;
2. A própria pessoa, numa situação diferente em outra organização;
3. Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização;
4. Outra pessoa ou grupo de pessoas, em organizações diferentes.
e) ERRADO. A Teoria da Expectativa em nada fala sobre motivação relacionado a fatores identificados com o cargo e o contexto que o cargo se insere e sim em relação a expectativa de recompensa baseado no esforço individual.
A Letra C esta errada acredito que pq não fala em DESEMPENHO.
Segundo RIBAS & SALIM: Teoria da expectativa (ou expectância) – Victor Vroom
Para esta teoria, desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, o comportamento humano é sempre orientado para resultados, ou seja, as pessoas fazem coisas esperando sempre outras em troca.
Os três principais fatores nesta teoria são: valência, instrumentalidade e expectativa.
Valência
É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.
Instrumentalidade
Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.
Expectativa
Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.
Assim, para que uma pessoa esteja “motivada” a fazer alguma coisa, é preciso que ela, simultaneamente:
• atribua valor ao resultado advindo de fazê-la;
• acredite que, fazendo-a, ela receberá a compensação esperada;
• acredite na probabilidade de que tem condições de fazê-la.
Querer ser melhor avaliado (Valência)
Percepção de que seu desempenho nessa atividade poderá ser melhor avaliado (Expectativa)
Empreender mais esforço no desenvolvimento de uma atividade (Instrumentalidade)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo