A conservação de espécies animais pode ser considerada uma e...
A extinção de espécies animais é natural. De todas aquelas que já viveram neste planeta, 99% estão agora desaparecidas, e deve-se contar com o sumiço de algumas subespécies. A questão é a rapidez com que isso ocorre. Estudos mostram que o impacto da humanidade acelerou em 100 vezes o ritmo natural de extinção de espécies. Muitos cientistas acreditam que estamos assistindo à sexta extinção; as outras cinco ocorreram em épocas pretéritas. O impacto do homem sobre o ambiente e seu efeito devastador para a sobrevivência de muitos animais podem ser separados em cinco ameaças, todas elas contornáveis, sem causar a ruína da economia humana: a perda ou fragmentação de hábitats, a caça predatória (a captura é mais rápida do que a capacidade de reprodução), a poluição, com destaque para pesticidas agrícolas e efluentes urbanos lançados em águas, a alteração climática e a introdução pelo homem de animais estranhos a determinado bioma. O principal problema é, sem dúvida, a perda do hábitat. Quase 70% dos vertebrados que aparecem na lista de espécies ameaçadas são vítimas da expansão agrícola. Desmatamento, redução da camada polar, poluição dos oceanos destroem biomas, tornando a vida difícil ou impossível para os animais que deles dependem para sobreviver. A atual extinção, não é, felizmente, um destino inevitável. "Tornou-se consenso em boa parte do mundo que devemos nos preocupar com a natureza e que só assim continuaremos a nos desenvolver", diz a diretora da Global Footprint Network, organização dedicada a calcular o impacto do homem na biodiversidade. "Há mais engajamento na luta pela conservação, sobretudo por parte das empresas", completa. (Filipe Vilicic. Veja, Edição Especial, Sustentabilidade, dez. 2010. p. 60-62, com adaptaçõ
O respeito à vida pressupõe uma relação espiritual com a natureza.
A natureza nos cerca.
Necessitamos da biodiversidade para nossa sobrevivência.
As frases acima se articulam de modo lógico, claro e correto no período:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Bom. Percebemos que as frases acimas são coordenadas. Para que as questões abaixo sigam a lógica das frases elas devem ser articuladas sem relação de dependencia. Seja causal. adversativa, conclusiVa, e sim complementares, se ajustando.
Então olhem os conectivos:
a) Já que (se já q é isso, então é aquilo) as frases seguinte não apresenta isso.
Já que a conservação de animais é isso, então...
b) Além disso, existe aquilo, tendo em vista isso. Alem disso é aditivo se é aditivo não tem dependencia, certo?
Além do respeito a vida, "que supõe..." (é um aposto de vida), tendo em vista que...- apesar de parecer uma ralação de dependencia ela poderia ser retirada sem fazer falta. E por sua vez na frase ela se articula muito bem com a frase anterior. Veja:
(...) pode ser uma escolha racional, tendo em vista que nessecitamos (...) Ok?!
c) Dá pra confundir. Como a natureza nos cerca (...) a conservação de espécies animais vem a ser considerada uma escolha racional, COMO a relação espiritual com a naturaza(...). Esse COMO estabelece uma comparação. É com se dissesse que a ralação espiritual também fosse uma escolha racional, assim como a conservação de animais.
d) O erro da D é esse DE QUE, está sem sentido nesse trecho. Se fosse "Todos sabem de que nesseditamos da biodiversidade para nossa sobrevivencia. As frases seguintes nem possibilita o fato da existencia desse DE QUE.
e) Foi essa que marquei. Mas... Como temos que ter um olhar biônico.
Bom.
Tendo em vista que a conservação de espécie animais pode ser considarada uma escolha racional. Depois dessa frase temos que ter algo que fundamente o termo "TENDO EM VISTA." E está fundamentada! No trecho: É ELA QUE NOS CERCA. Inicialmente pensei que esse trecho fosse aposto de natureza, mas não é! Veja:
Tendo em vista que a conservação de espécies animais pode ser considerada uma escolha, com o respeito à vida que supõe a relação espiritual com a natureza "é ela que nos cerca" (ela - a conservação de espécies de animais) e sabemos que o que nos cerca é a natureza, e não a conservação de espécies.
Se fosse aposto de natureza deveria ser assim: (...) com a naturaza, que nos cerca, sendo necessário(...) e depois a fundamentação que explique a visão TENDO EM VISTA.
ok?
sendo
O correto seria "sendo necessária" a biodiversidade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo