A territorialização é um eixo estruturante fundamental para...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1140464 Serviço Social
A territorialização é um eixo estruturante fundamental para que os serviços socioassistencias sejam ofertados próximo à população, para o provimento de recursos que melhorem as condições de vida da população e principalmente para que esse espaço pertença à cidade. Os sujeitos, ao serem referenciados, ganham dimensão de citadinos, reconhecem a cidade como seu território, e o seu território como cidade e como seu país. Nesse movimento, é possível pensar a territorialização como categoria importante para a disputa dos bens socialmente produzidos e consequentemente como elemento-chave no debate do uso do fundo público na perspectiva de responder as
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre territorialização na assistência social, um conceito essencial para a compreensão de como os serviços socioassistenciais são estruturados e ofertados.

Tema Central: O tema foca na importância da territorialização como um eixo fundamental para a oferta dos serviços socioassistenciais, destacando como isso impacta positivamente a vida da população ao aproximar os serviços dos cidadãos e reconhecer o espaço urbano como parte do patrimônio coletivo.

Resumo Teórico: Territorialização refere-se ao processo de organizar serviços sociais com base em um mapeamento do território, visando atender melhor às necessidades da população local. É uma estratégia que considera o espaço geográfico como fundamental para a implementação de políticas públicas, garantindo acesso mais equitativo aos direitos sociais. Fontes como a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) reforçam a importância desse conceito.

Alternativa Correta: A - necessidades sociais da população. Esta alternativa é correta porque a territorialização tem como objetivo a satisfação das necessidades sociais, ao garantir que os serviços sejam ofertados de maneira a suprir as demandas específicas de cada localidade. A territorialização busca justamente responder às carências locais, promovendo inclusão e equidade.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - especificidades próprias do Estado. Esta alternativa está incorreta porque a territorialização não trata das especificidades do Estado, mas sim das necessidades sociais da população, visando a melhor distribuição dos recursos e serviços sociais.

C - generalidades presentes na sociedade. Esta é uma alternativa errada porque a territorialização foca em questões específicas e localizadas, não em generalidades. O propósito é atender a demandas concretas e particulares das comunidades.

D - complexidades das instituições. Esta alternativa não se aplica porque a territorialização é voltada para o acesso e a apropriação dos serviços pelo cidadão, e não pela gestão interna das instituições.

E - subjetividades dos indivíduos. A territorialização é um processo objetivo, voltado para a organização espacial dos serviços, e não para as subjetividades individuais. Ela busca atender necessidades coletivas e concretas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

Uma situação que nos coloca diante da necessidade de, de forma articulada, dar resposta às requisições institucionais que favorecem e respondem aos interesses e necessidades da população e às demandas dos usuários que, colocadas individualmente, expressam demandas coletivas. 

☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo