A Secretaria de Estado da Saúde informou que já são 429 os ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1607759 Atualidades
A Secretaria de Estado da Saúde informou que já são 429 os casos confirmados de ___________ em 29 municípios paranaenses. Após 20 anos sem registro da doença, o primeiro caso foi constatado em uma paciente moradora da Região Metropolitana de Curitiba, que viajou a São Paulo e não estava vacinada. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda um surto de uma doença viral específica que voltou a ocorrer após um longo período de controle no Brasil, destacando a importância da vacinação. Entender os eventos epidemiológicos ocorridos em 2020 é fundamental para responder corretamente.

Resumo teórico: O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e prevenível por vacina, causada pelo vírus do sarampo. É reconhecida por seus sintomas como febre alta, tosse, coriza e manchas vermelhas na pele. Após anos de controle, o sarampo ressurgiu em várias regiões do Brasil devido à diminuição das taxas de vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é a principal medida de prevenção e controle da doença.

Justificativa da alternativa correta: A alternativa A - sarampo é a correta porque, em 2020, houve um aumento significativo de casos de sarampo no Brasil, inclusive em estados como São Paulo e Paraná. Isso se encaixa perfeitamente no enunciado, que menciona o ressurgimento da doença após 20 anos e a ausência de vacinação como fator contribuinte.

Análise das alternativas incorretas:

  • B - dengue: Apesar de a dengue ser uma doença comum no Brasil, ela não se encaixa no contexto de ressurgimento após 20 anos de controle, pois a dengue tem ocorrências regulares no país.
  • C - caxumba: A caxumba, embora seja uma doença viral, não teve um surto significativo em 2020 e não é comumente associada a um ressurgimento como o descrito no enunciado.
  • D - Aids: A Aids é uma condição crônica de longo prazo causada pelo HIV e não tem relação com surtos repentinos ou vacinação como descrito no enunciado.

Entender o contexto epidemiológico e as características de cada doença é essencial para a correta interpretação e resposta às questões de atualidades. A leitura atenta do enunciado e o conhecimento prévio sobre os eventos de saúde pública são cruciais nessa análise.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde informa que já são 429 os casos confirmados de sarampo em 29 municípios paranaenses. Após 20 anos sem registro da doença, o primeiro caso foi constatado em uma paciente moradora da Região Metropolitana de Curitiba, que viajou a São Paulo e não estava vacinada.

Sarampo

Após 20 anos sem registro da doença... se o candidato colocasse Dengue ou Aids ele tinha que desistir de concurso e se inscrever no BBB.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo