O artigo 5º, caput, inciso LXIX, da Constituição Federal di...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3104445 Direito Constitucional
O artigo 5º, caput, inciso LXIX, da Constituição Federal dispõe o seguinte: “conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público”. Acerca do mandado de segurança, regulamentado em âmbito infraconstitucional pela Lei n° 12.016/2009, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA "A"

Lei 12.016 de 2009 - Lei do Mandado de Segurança

A) Letra da lei: "Art. 1º. § 1º Equiparam-se às autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou órgãos de partidos políticos e os administradores de entidades autárquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurídicas ou as pessoas naturais no exercício de atribuições do poder público, somente no que disser respeito a essas atribuições."

B) O prazo é de 30 dias: "Art. 3º. O titular de direito líquido e certo decorrente de direito, em condições idênticas, de terceiro poderá impetrar mandado de segurança a favor do direito originário, se o seu titular não o fizer, no prazo de 30 (trinta) dias, quando notificado judicialmente."

C e D) Não cabe MS quando contra decisão judicial ou ato se couber, contra esses, recurso judicial ou administrativo com efeito suspensivo: "Art. 5º. Não se concederá mandado de segurança quando se tratar: I - de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução; II - de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.

Questão de alto nivel! E o nivel de acerto foi de 86%! C×r@lho!!!

Galera de tribunal são os bichoes mesmo!

"órgãos de partidos políticos" me derrubou

ADENDO

Mandado de Segurança

-STJ Info 673 - 2020: o Secretário de Estado da Fazenda não possui legitimidade para figurar, como autoridade coatora, em mandado de segurança que visa afastar exigência fiscal supostamente ilegítima considerando que ele não competência para a prática de lançamento fiscal. (aplica-se encampação ? não ! , uma vez que a indevida presença do Secretário da Fazenda no polo passivo do Mandado de Segurança modificaria a regra de competência jurisdicional disciplinada pela Constituição do Estado) (no caso em si, contestava-se a lei que autorizava ⇒ sequer prosperaria, pois ato sem efeitos concretos)

SEJA FORTE E CORAJOSO

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo