A pancreatite aguda foi definida, no Simpósio de Atlanta, em...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684886 Medicina

A pancreatite aguda foi definida, no Simpósio de Atlanta, em 1992, como um processo inflamatório agudo do pâncreas, com envolvimento variável de outros tecidos regionais ou de sistemas orgânicos remotos. A respeito dessa patologia e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir. 



Todos os pacientes com ecografia de abdome sem colelitíase, sem histórico de abuso de álcool, com triglicerídeos séricos abaixo de 1.000 mg/dL, devem ser submetidos a colangiorressonância ou ecoendoscopia para descartar coledocolitíase como etiologia da pancreatite aguda. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto apresentado está correto em relação à definição da pancreatite aguda. No entanto, a afirmação de que todos os pacientes com ecografia de abdome sem colelitíase, sem histórico de abuso de álcool e com triglicerídeos séricos abaixo de 1.000 mg/dL devem ser submetidos a colangiorressonância ou ecoendoscopia para descartar coledocolitíase como etiologia da pancreatite aguda não é totalmente verdadeira. Embora a coledocolitíase seja uma das causas mais comuns de pancreatite aguda, outros fatores, como trauma abdominal, uso de medicamentos, infecções e doenças autoimunes, também podem desencadear a pancreatite aguda. Portanto, o diagnóstico deve ser feito com base na história clínica, exame físico e exames complementares, como dosagem de enzimas pancreáticas, além de exames de imagem, como a tomografia computadorizada, que podem identificar outras possíveis causas da pancreatite aguda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo