Para que um indicador de desempenho cumpra com seus ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra E
No contexto da Gestão da Qualidade, os indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para medir e acompanhar a performance dos processos e dos resultados obtidos por uma organização. Estes indicadores precisam ser bem desenhados para que realmente tragam insights valiosos e orientem as ações de melhoria.
A alternativa correta, a Letra E, menciona a cobertura como um dos critérios de qualidade de um indicador de desempenho. Este critério refere-se à capacidade do indicador em representar com abrangência as diversas facetas do fenômeno que está sendo monitorado. Ou seja, um indicador com boa cobertura deve ser capaz de refletir não apenas uma única dimensão, mas toda a complexidade e a multiplicidade de aspectos do que está sendo avaliado.
Subentende-se que um indicador com alta cobertura permitirá uma visão mais integral e fidedigna da realidade, possibilitando decisões mais informadas e eficazes. Ele deve capturar tanto a amplitude (quantos elementos ou que proporcionalidade do fenômeno estão sendo observados) quanto a diversidade (quão variados ou distintos são os elementos observados) do fenômeno em questão.
Assim, a correta interpretação da Letra E está no reconhecimento de que um bom indicador deve oferecer uma perspectiva holística e inclusiva, garantindo que as intervenções baseiem-se numa compreensão abrangente dos resultados e das tendências observadas, evitando focar em aspectos isolados que possam conduzir a uma visão distorcida ou incompleta da realidade.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Praticidade: O indicador deve subsidiar a tomada de decisão. Errada
b) Factibilidade: Para se afirmar que existe factibilidade técnica em um indicador é necessário que se esteja seguro de que os métodos, o conhecimento técnico e os recursos tecnológicos existentes na unidade responsável pela operacionalização de um indicador são plenamente compatíveis com os métodos, o conhecimento técnico e os recursos tecnológicos necessários à operacionalização desse indicador. Errada
c) Acessibilidade: deve haver possibilidade e facilidade de acesso às informações primárias, bem como de registro e manutenção para o cálculo dos indicadores. Há comprometimento do indicador na hipótese de dificuldade de acesso aos dados primários. Errada
d) Seletividade: por este critério deve-se estabelecer um número equilibrado de indicadores que enfoquem os aspectos essenciais do que se quer monitorar. Errada
e) Cobertura: os indicadores devem representar adequadamente a amplitude e a diversidade de características do fenômeno monitorado. Correta
STLEYTER (2010). PERSPECTIVAS PARA AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE PROGRAMAS DO GOVERNO. Disponível em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2054594.PDF
Letra E.
Comentário:
Vejamos uma definição sucinta de cada item:
Praticidade: o indicador deve ter aplicação prática para subsidiar a tomada de decisão. (letra A, errada!)
Factibilidade: a proposta de criação e medição de um indicador deve ser factível! (letra B, errada).
Acessibilidade: os dados que compõem o indicador, assim como seus cálculos, devem ser acessíveis. (letra C, errada!)
Seletividade/importância: devem ser escolhidos apenas indicadores importantes para o sucesso organizacional (letra D,
errada!)
Cobertura: o indicador deve representar o fenômeno que está medindo (letra E, certa!)
GABARITO: E.
Prof. Carlos Xavier
Corrigindo:
b) Utilidade, o indicador deve subsidiar a tomada de decisão.
c) Auditabilidade, o indicador deve ser de fácil entendimento, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador.
d) Simplicidade, o indicador deve ser de fácil entendimento, ou seja, qualquer pessoa deve ser capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador.
e) Correta.
Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/indicadores_orientacoes_basicas_aplicadas_a_gestao_publica.pdf
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Prof. Stefan Fantini
Letra A: errada. A praticidade se refere à característica do indicador de realmente funcionar na prática e permitir a tomada de decisões gerenciais. Ou seja, trata-se da garantia de que o indicador realmente é útil para o monitoramento e a tomada de decisões.
Letra B: errada. Factibilidade é um aspecto destacado pelo Manual de Orientações Básicas Aplicadas à Gestão Pública, que consiste na ideia de que os dados necessários para as medições se constituem em informações que fazem parte dos processos de gestão da instituição. Nesse sentido, a elaboração de indicadores deverá permitir dispor de indicadores de medição factível, em momentos adequados e com uma periodicidade que equilibre as necessidades de informação com os recursos técnicos e financeiros.
Letra C: errada. Nada disso. A Acessibilidade e uma característica segundo a qual deve haver facilidade de acesso às informações primárias bem como de registro e manutenção para o cálculo dos indicadores.
Letra D: errada. A seletividade se refere à característica de que se deve estabelecer um número equilibrado de indicadores que enfoquem os aspectos essenciais do que se quer medir.
Letra E: correta. Bingo! A Cobertura (ou completude) é uma característica desejável (qualidade desejável) para os indicadores, e que se refere ao fato de que os indicadores devem representar adequadamente a amplitude e a diversidade de características do fenômeno que está sendo medido/monitorado (sempre levando em consideração o princípio da seletividade e da simplicidade).
Qualquer elimina D e C
Cobertura devido a Amplitude Diversidade
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo