Quanto aos principais riscos incorridos pelas instituições ...
Quanto aos principais riscos incorridos pelas instituições financeiras bancárias, julgue o item subsequente.
A constituição de crédito tributário de diferenças temporais
decorrente de provisão para suportar o risco das operações de
crédito aumenta a capacidade dos bancos em realizar novos
empréstimos.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
??????
é ao contrário, pois aumenta os juros e prejudica a capacidade do povo de querer pegar empréstimo do banco
Explicação do Prof. Thiago Martins, do TEC Concursos:
De fato, a constituição de crédito tributário de diferenças temporais decorre de provisão para suportar o risco das operações de crédito das instituições financeiras, sendo este este crédito pago no lucro para fins de tributação da instituição.
Não obstante, ao contrário do disposto, as provisões constituídas pelas instituições financeiras para lidar com as perdas com com créditos de liquidação duvidosa não são dedutíveis para fins tributários. Tem-se assim um decorrente aumento com a carga tributária (em função dos crédito tributários de diferenças temporais) e, por conseguinte, um limitação da capacidade de concessão de novos empréstimos pelos bancos, em função deste mesmo comprometimento.
Portanto, ERRADA a sentença.
Gabarito: ERRADO.
A constituição de crédito tributário de diferenças temporais decorrente de provisão para suportar o risco das operações de crédito não aumenta diretamente a capacidade dos bancos em realizar novos empréstimos, mas pode contribuir para a solidez do sistema financeiro ao aumentar o nível de segurança das operações de crédito, reduzindo assim o risco de inadimplência e outros eventos que possam prejudicar o funcionamento do sistema. Além disso, o cumprimento das exigências de provisionamento é uma das condições para que os bancos possam operar dentro dos limites prudenciais estabelecidos pelo Banco Central, o que pode, indiretamente, favorecer a concessão de novos empréstimos, desde que sejam respeitados os limites estabelecidos pelas normas do órgão regulador.
Não necessariamente. A constituição de crédito tributário de diferenças temporais decorrente de provisão para suportar o risco das operações de crédito é uma medida contábil que pode aumentar a segurança e a solidez financeira do banco ao reduzir sua exposição ao risco de crédito. Entretanto, a capacidade do banco em realizar novos empréstimos é influenciada por diversos fatores, como a disponibilidade de recursos, a demanda do mercado, as condições econômicas e a regulação do setor bancário.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo