A presença de corretores de valores mobiliários:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: ESAF Órgão: CVM Prova: ESAF - 2010 - CVM - Agente Executivo - Prova 1 |
Q526058 Conhecimentos Bancários
A presença de corretores de valores mobiliários:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda o papel dos corretores de valores mobiliários no mercado financeiro. Para resolver essa questão, é necessário compreender como esses profissionais atuam para facilitar a interação entre compradores e vendedores de títulos no mercado de ações. São intermediários que ajudam a reduzir a complexidade das transações financeiras e a melhorar a eficiência do mercado.

Alternativa Correta: C - reduz assimetrias de informação entre participantes dos mercados.

Essa é a resposta certa porque um dos papéis fundamentais dos corretores de valores é justamente reduzir as assimetrias de informação. Isso significa que eles fornecem informações e orientações que ajudam a equalizar o nível de conhecimento entre os diferentes participantes do mercado, permitindo que investidores e empresas tomem decisões mais informadas.

Justificativa das Alternativas Incorretas:

A - constitui monopólio privado na realização de operações em bolsas.

Essa alternativa está incorreta porque os corretores de valores não constituem um monopólio. Na verdade, existem diversas corretoras e corretores atuando no mercado, promovendo a concorrência.

B - tem a ver com a assessoria de potenciais investidores.

Embora os corretores possam oferecer assessoria, esse não é o foco principal da definição. O objetivo central é a facilitação das operações, não apenas a assessoria.

D - facilita a circulação de ações em diferentes mercados.

Essa alternativa não está totalmente correta porque a circulação de ações em diferentes mercados não é o papel direto dos corretores, mas sim uma função do próprio mercado financeiro, com mecanismos como a bolsa de valores e sistemas de liquidação.

E - distribui responsabilidades na cadeia de informação.

Embora os corretores desempenhem um papel importante em termos de informação, dizer que eles "distribuem responsabilidades" não captura adequadamente sua função principal, que é mais voltada para a facilitação de transações e redução de assimetrias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C
Reduz a discrepância de informações

A letra A fala precisamente da desmutualização, e da autorização para distribuidoras operarem em bolsa (e não só corretoras, monopolizando). Não falei que caía?!?

 

A letra B é muito incompleta, pois já estão no mercado investidores atuais, e não potenciais, que  possuem direitos e deveres, e atuam por meio das corretoras.

 

A letra D não está correta porque diferentes mercado são bolsa e balcão, ou bolsa do rio e bolsa de SP, ou seja, isso não tem relação com a presença de corretoras, até porque nem sempre as corretoras têm autorização para atuar em diferentes mercados.

 

A letra E permite uma interpretação, forçando um pouco a barra, para tentar um recurso: A cadeia de informação seria composta de investidor – corretora – bolsa – liquidação – custodia.

As corretoras, como “comissárias mercantis”, agindo em nome dos clientes, são responsáveis pelas informações que prestam. Além disso, caso um investidor realize operações acima do valor compatível com sua renda, a corretora deve informar o COAF, para prevenção à lavagem de dinheiro (lei 9613/98). Ou seja, ela é mais uma responsável na cadeia de informações, seja pelas informações prestadas à bolsa, seja aquelas fornecidas ao COAF.

 

A letra C está correta mesmo, porque ao utilizar uma corretora a pessoa recebe uma orientação básica sobre a operação com valores mobiliários, garantindo que todo investidor terá acesso ao mínimo de informações para decidir seus investimentos.

MAIS ALGUÉM ESTÁ TERRIVELMENTE DECEPCIONADO PQ ESSA SUPOSTA "AULA" QUE APARECE PARA EXPLICAR A QUESTÃO, É A MESMA AULA PARA TODAS, E MUITAS VEZES NEM EXPLICA NADA SOBRE A QUETÃO EM SI?????? E NEM TEM PROFESSOR COMENTANDO A RESPOSTA! Se não fosse o colega Rafael, à cima. ninguém nem poderia refletir sobre a resposta. nem os assinantes como eu, que asinei só pra ter acesso a comentários de professor. Frustrada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo